PUBLICIDADE

Cidades

SP: chuva matou 27 e deixou 12 mil desalojados desde dezembro

2 mar 2011 - 17h34
(atualizado em 3/3/2011 às 00h50)
Compartilhar

As chuvas que atingiram o Estado de São Paulo neste verão já provocaram a morte de 27 pessoas. Os dados são da Defesa Civil estadual e consideram o período de 1º de dezembro de 2010 até esta quarta-feira, dia 2 de março. Dezessete pessoas morreram em deslizamentos de terra e duas em consequência de queda de raios. Além disso, São Paulo tem atualmente 2.439 desabrigados e 11.921 desalojados.

A Praça da Sé, na capital, foi um dos locais afetados pelas chuvas dos últimos dias
A Praça da Sé, na capital, foi um dos locais afetados pelas chuvas dos últimos dias
Foto: Luiz Guarnieri / Futura Press

A situação é mais grave em 16 cidades que decretaram situação de emergência: Atibaia, Avaré, Águas de São Pedro, Barra do Turvo, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Cafelândia, Embu, Franco da Rocha, Itupeva, Joanópolis, Mauá, Pardinho, Pracinha, Socorro e Sumaré.

A chuva da última segunda-feira provocou a interdição de 36 imóveis por conta de deslizamentos na Vila Guilherme, zona norte da capital. Duas casas desabaram no bairro. A Defesa Civil analisa a condição de 20 imóveis no município.

Em Peruíbe, litoral sul do Estado, cerca de 20 mil pessoas enfrentam falta de energia elétrica e de transporte público por causa das chuvas. O rio Negro, que corta a cidade, transbordou e já desalojou 486 pessoas. Segundo o secretário de Defesa Social da cidade, Marcelo Araújo Tamada, os bairros mais atingidos ficam a cerca de 6 km do centro: Caraguava, Jardim das Flores, Ribamar e Caraminguava.

No município de São Paulo, a Defesa Civil decretou estado de atenção para deslizamentos nas regiões de Casa Verde, Freguesia do Ó, Aricanduva, Guaianases, Itaquera, Itaim Paulista, Mooca, São Miguel Paulista, São Mateus, Vila Prudente, Butantã, Lapa, Campo Limpo, Capela do Socorro, Ipiranga e Jabaquara.

As áreas de Jaçanã-Tremembé, Vila Maria-Vila Guilherme, Pirituba-Jaraguá, Perus, Santana-Tucuruvi, Ermelino Matarazzo, Penha, Cidade Tiradentes e Parelheiros permanecem em estado de alerta para deslizamentos.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade