PUBLICIDADE

Cidades

SP: chuva faz córregos transbordarem e causa alagamentos

13 dez 2010 - 16h34
(atualizado em 14/12/2010 às 00h01)
Compartilhar

A chuva que atingiu São Paulo nesta segunda-feira deixou a cidade em estado de atenção das 16h até as 19h45. A região de Vila Prudente, na zona leste, entrou em estado de alerta por causa do extravazamento do córrego da Mooca e do córrego Oratório entre 18h15 e 19h45.

Moradores de São Paulo tentam se proteger da chuva em ponto de ônibus
Moradores de São Paulo tentam se proteger da chuva em ponto de ônibus
Foto: Fernando Borges / Terra

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), após registrar chuvas muito intensas, havia apenas chuviscos em pontos isolados da cidade às 23h45. Não eram esperadas chuvas mais intensas para o restante da madrugada.

O aeroporto de Congonhas ficou fechado para pousos e decolagens das 17h15 às 17h46. Às 18h15, as operações eram realizadas com o auxílio de instrumentos. Em Guarulhos, o aeroporto internacional operava por instrumentos para pousos e decolagens desde as 17h.

A agência meteorológica Climatempo alertou para a possibilidade de temporais em todas as regiões do Estado. Segundo os meteorologistas, os volumes de chuva podiam superar os 50 mm até o fim do dia e as rajadas podiam ser superiores aos 80 km/h.

Até as 23h45, havia 79 pontos de alagamento na cidade, sendo dois intransitáveis, que eram:

- rua Marilia Domitila, na Sé (centro), com referência à rua da Figueira;

- avenida Morvan Dias de Figueiredo, com referência à ponte Cruzeiro do Sul.

De acordo com a assessoria do Metrô, os trens vão operar com velocidades reduzidas nos trechos abertos enquanto durar a chuva. Apesar da intensidade da chuva, o Corpo de Bombeiros não atendeu chamados.

Em Sorocaba, vento chega a quase 100 km/h
Fortes áreas de instabilidade, associadas a uma frente fria, espalharam nuvens pesadas por todo o Estado de São Paulo e provocaram temporal em Sorocaba. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou uma rajada de vento de quase 98 km/h, por volta das 17h, segundo a Climatempo.

Entre 15h e 17h, choveu quase 35 mm na cidade. Por volta das 17h30, radares meteorológicos ainda detectavam chuva moderada a forte na região. Em Sorocaba, a chuva tende a diminuir dentro de cerca de uma hora.

Redação Terra

Colaborou com esta notícia os internautas JP Ferri, Mariana Lopes, Manoel Hilos, Leonardo Celli Coelho, Leonardo Freitas Ramos, Fabio Massao, Douglas Cury e Persio Formigoni, de São Paulo (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade