PUBLICIDADE

SP: Cantareira cai para 9,8%; nível é considerado crítico

6 mai 2014 - 10h01
(atualizado às 11h17)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Vista do sistema de coleta de água do sistema Cantareira na represa de Jaguari (foto de arquivo)</p>
Vista do sistema de coleta de água do sistema Cantareira na represa de Jaguari (foto de arquivo)
Foto: Paulo Whitaker / Reuters

A seca persistente em São Paulo reduziu as reservas do sistema Cantareira para 9,8% na manhã de hoje. De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o nível é considerado crítico e inédito desde o início das medições, em 1974.

Ontem, quando o nível já caíra para uma recorde de 10%, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, consentiu que a situação já era sensível. "Chama a atenção, porque (o nível da água) está muito abaixo das mínimas históricas", disse ela, em referêcia também aos níveis do Sistema Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ).

De acordo com os dados da Sabesp atualizados nesta terça, a pluviometria acumulada no mês não passa dos 0,1 mm. A média história de maio é de 83,2 mm. Os índices do Cantareira vêm em queda constante os primeiros meses deste ano, e a baixa perspectiva de chuva para o outono e o inverno não é positiva para a melhora da situação.

A crise no sistema Cantareira A crise no sistema Cantareira

Entenda o que é o sistema Cantareira, o que levou à crise do abastecimento de água em São Paulo e quais as medidas que estão sendo tomadas para evitar o racionamento

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade