PUBLICIDADE

SP: boatos sobre reajuste de multas são negados pelo Detran

20 jan 2015 - 07h00
(atualizado às 07h08)
Compartilhar
Exibir comentários

O Departamento Estadual de Trânsitode São Paulo (Detran-SP) divulgou uma nota desmentindo uma série de boatos que circula nas redes sociais e via WhatsApp sobre eventuais mudanças nas regras para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo o departamento, a mensagem que circula fala ainda sobre um suposto aumento nas multas e dos novos extintores tipo ABC, obrigatórios. “Todo o conteúdo é falso, exceto a parte que fala sobre a substituição dos extintores, do tipo BC para o ABC”, disse o comunicado.

Com uso de “gambiarra”, CET multa motoristas em São Paulo

Ciclovia vira estacionamento na zona oeste de SP

Ciclistas são vítima de sabotagem com tachinhas em SP

Os valores das multas são sempre reajustados por lei federal e a última mudança ocorreu em novembro de 2014, quando houve aumento das multas aplicadas para prática de racha, promoção de competição nas vias públicas, exibição de manobra perigosa e ultrapassagem de veículos em local proibido. Para evitar qualquer mal entendido, o Detran informou o valor real das multas atualmente. 

Foto: Reprodução

Renovação da CNH

A mensagem ainda fala em “novas regras do Detran” para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O texto diz que o motorista tem que renovar o documento em até 30 dias após o vencimento. Do contrário, além de receber multa, teria de recomeçar o processo do zero, incluindo aulas teóricas e práticas, porque a habilitação seria automaticamente cancelada – o que também não é verdade.  

Segundo o Detran, o condutor não é obrigado a renovar a CNH caso não dirija. O que não é permitido é dirigir com o documento vencido por mais de 30 dias, o que configura infração gravíssima, além de recolhimento da CNH e retenção do veículo até a apresentação de outro condutor habilitado, como prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Extintor de incêndio

A terceira informação da mensagem e que não condiz com a realidade é a de que o motorista será multado se o plástico que envolve o extintor não for retirado. A lei de trânsito que regula o uso do extintor não faz nenhuma menção à obrigatoriedade de se retirar o plástico do equipamento. Porém, segundo o órgão, o ideal é o extintor estar livre para ser acessado mais rapidamente, caso seja preciso utilizá-lo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade