PUBLICIDADE

SP: carro oficial para em local proibido debaixo da Estaiada

Ponte inaugurada em 2008 e considerada um dos cartões postais paulistanos abriga, embaixo dela, veículos que fazem do local estacionamento improvisado; Terra flagrou carro de secretaria estadual estacionado

15 set 2014 - 18h51
(atualizado em 16/9/2014 às 13h07)
Compartilhar

Cartão postal para uns, local de estacionamento privado, gratuito e irregular, para outros. Esse é o retrato da ponte estaiada Otávio Frias de Oliveira, na zona sul de São Paulo, em dias úteis e, mais esporadicamente, em finais de semana. Nessa segunda-feira, até veículo oficial estava estacionado ao lado das colunas da estrutura, mesmo com a placa de proibido estacionar bem visível no local.

A reportagem do Terra flagrou os carros estacionados debaixo da ponte, inaugurada em 2008, no período da manhã, até por volta do meio-dia –intervalo em que, no estacionamento mais próximo, na avenida Nações Unidas, o condutor não desembolsaria menos de R$ 22.

Próximo a uma estação de bombeamento do Sistema de Controle de Enchentes da Prefeitura de São Paulo, oito carros paravam às 11h30 em local proibido –entre os quais, o Ford Fusion com placa 001, de São Paulo, a serviço do secretário de Meio Ambiente do Estado.

A cerca de 50 metros dali, já no cruzamento da avenida Roberto Marinho com a avenida Chucri Zaidan, outros 20 veículos estacionavam debaixo da ponte, no mesmo horário. 

Pelo Código de Trânsito Brasileiro, estacionar em viadutos, pontes e túneis é infração grave e acarreta multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira, além da remoção do veículo. Em ambos os locais visitados pela reportagem, entretanto, não havia agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Prefeitura e Estado comentam

Procurada, a secretaria estadual do Meio Ambiente informou, por meio de nota, que o veículo estava no local porque, perto dali, entre 10h e 12h, acontecia uma reunião sobre a recuperação das marginais do rio Pinheiros. “O motorista responsável pelo veículo esclareceu que, no ponto em que aguardava o término do encontro, não há placa nem sinalização indicando área proibida”. O referido funcionário, extremamente cauteloso e responsável, jamais teve qualquer incidente desse ou de outro tipo relacionado a multas, por exemplo. De qualquer maneira, será feita averiguação no local.

Já a CET, indagada sobre o assunto, não se manifestou. Em seu lugar, a Coordenação das Subprefeituras informou que será realizada esta semana uma vistoria no local.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade