PUBLICIDADE

SP: após 4 dias, alagamento ainda afeta 60 mil na zona leste

12 dez 2009 - 15h41
(atualizado às 17h55)
Compartilhar

Quatro dias após cessar a forte chuva que atingiu a região metropolitana de São Paulo entre segunda e terça-feira, um trecho do extremo leste da capital paulista, em que vivem cerca de 60 mil moradores, seguia alagado até a tarde deste sábado. Pancadas de chuva atingiram todas as regiões da cidade de forma passageira, sem formar ou agravar alagamentos.

A chuva que causou o alagamento na zona leste foi o equivalente a cerca de um terço de toda a precipitação esperada para o mês de dezembro
A chuva que causou o alagamento na zona leste foi o equivalente a cerca de um terço de toda a precipitação esperada para o mês de dezembro
Foto: Mario Angelo / Futura Press

Técnicos da Defesa Civil e do Departamento de Águas e Energias estiveram no bairro Jardim Pantanal. De acordo com a subprefeitura de São Miguel Paulista, responsável pela região, o bairro ainda está alagado por ser uma área de várzeas do Rio Tietê, onde a água não escoa por conta das moradias irregulares.

Segundo a subprefeitura, até agora 9.907 pessoas foram atendidas e 157 foram encaminhadas para abrigos da prefeitura. A prefeitura já distribuiu cestas básicas, colchões e cobertores nas áreas afetadas.

São Paulo debaixo d'água

A chuva que causou o alagamento na zona leste, foi o equivalente a cerca de um terço de toda a precipitação esperada para o mês de dezembro, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Decorridos apenas oito dias do início do mês, a cidade já registra um acumulado médio de 143,1mm, que reflete em 71,2% da média para o mês.

A chuva moderada, porém constante, fez com que os rios Pinheiros e Tietê transbordassem em diversos pontos, alagando as marginais e prejudicando o trânsito da cidade.

Segundo o órgão, o índice desta terça-feira é considerado o segundo maior desde 1999, quando o CGE foi fundado.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade