PUBLICIDADE

Cidades

SP: Alckmin dá início a novas obras da Linha 5-Lilás

9 jan 2013 - 13h57
(atualizado às 14h01)
Compartilhar
Exibir comentários

O Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), oficializou nesta quarta-feira a construção do edifício que vai abrigar a oficina de manutenção dos trens da Linha 5-Lilás, no futuro pátio de manutenção estacionamento de trens Guido Calói. Durante a cerimônia, o governador aproveitou para anunciar que serão utilizados três equipamentos conhecidos como “tatuzões” na construção dos túneis de expansão da linha. É a primeira vez que o governo paulista usa tantos equipamentos deste porte ao mesmo tempo.

Ao lado do diretor-presidente da Companhia do Metrô, Peter Walker, Alckmin iniciou as obras do bloco A do pátio Guido Caloi, que terá 16.135. Segundo o governo, quando concluído, este bloco poderá receber simultaneamente oito trens para manutenção pesada e mais oito trens para manutenção simples.

Túneis

De acordo com o projeto da Linha 5, à medida que as máquinas  forem escavando os túneis, já instalarão, na sequência imediata, os anéis de revestimento de concreto, deixando os túneis totalmente prontos para a montagem dos trilhos e sistemas de alimentação elétrica (por rede aérea), sinalização e telecomunicações.

Uma das fábricas terá seus equipamentos importados da Alemanha e a previsão é que no próximo dia 10 o maquinário chegue ao porto de Santos. A conclusão da fábrica ocorrerá em março deste ano. A segunda fábrica aguarda a chegada de peças vindas da França para o final deste mês. A conclusão desta fábrica está prevista para o dia 30 de abril.

Os dois “tatuzões” serão utilizados para construir dois túneis paralelos de 6,9 m de diâmetro em trecho que começa no poço de serviço Conde de Itu ( após a estação Adolfo Pinheiro) e termina próximo à avenida dos Bandeirantes.  A terceira máquina, com 10,5 m de diâmetro, irá construir um túnel duplo que terá início no posto de serviço Bandeirantes e seguirá sob a avenida Ibirapuera prosseguindo até após a estação Chácara Klabin. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade