PUBLICIDADE

Cidades

SP: Alckmin apoia ação policial e diz que 'violência sem causa é inaceitável'

16 out 2013 - 11h55
(atualizado às 12h01)
Compartilhar
Exibir comentários

O governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou, nesta quarta-feira, que a ação da polícia durante mais um dia de protestos na capital paulista foi correta. Segundo ele, o trabalho dos policiais “não é fácil”, já que é preciso separar os verdadeiros manifestantes dos vândalos que depredam e destroem a cidade com uma “violência sem causa”.

Na última terça-feira, milhares de pessoas se reuniram no Largo da Batata, zona oeste de São Paulo, a favor dos professores da rede estadual. A ideia dos manifestantes era seguir rumo ao Palácio dos Bandeirantes, mas houve conflito entre policiais e membros do movimento Black Bloc. O resultado do confronto foi um grande número de lojas e bancos destruídos, além da detenção de 56 pessoas.

“Estamos vivendo um fato em que é preciso trabalho sério e que não pode nem permitir vandalismo e nem pode a polícia agir de maneira ilegal. Uma coisa é manifestação e outra é vandalismo, baderna. Democracia é o império da lei. Respeitar o outro, a pessoa, o patrimônio. Destruir loja, depredar patrimônio público e privado é inaceitável. Isso é crime”, disse.

“A policia agiu de forma correta e tem sido extremamente cautelosa, mas tem que agir. Ela tem que verificar, distinguir quem está manifestando, mostrando seu ponto de vista, e de outro lado quem vai depredar, destruir. Isso é uma violência sem causa.”, completou Alckmin.

Quando questionado sobre uma prevenção dessas depredações, já que os Black Blocs marcam as manifestações por meio de redes sociais, Alckmin afirmou que o trabalho preventivo é feito a partir do momento em que os policiais acompanham os protestos de perto.

“Você não pode prender porque marcou uma manifestação, mas sim quando comete delito. Estamos investigando para verificar quem são as pessoas, se cometeram outros crimes. As duas coisas são feitas, uma ação local e uma preventiva”, disse o governador de São Paulo. “Há uma manifestação e a polícia acompanha e não impede ninguém de fazer manifestação. Até para garantir a segurança dos manifestantes. Mas a polícia ser atacada, loja ser depredada, patrimônios serem destruídos. Isso não é possível.”

Em relação à prisão das mais de 50 pessoas na noite de ontem, que já foram colocadas em liberdade, Alckmin afirmou que o trabalho da polícia é apenas deter quem pratica o vandalismo e a depredação. 

“Quem solta não é o governo. A polícia prende quem comete delito, aí cabe ao Judiciário avaliar. O fato de soltar não quer dizer que não vai ser investigado”, explicou o governador. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade