PUBLICIDADE

SP: aeroporto de Cumbica terá decolagens 'simultâneas'

15 abr 2014 - 04h46
(atualizado às 04h48)
Compartilhar
Exibir comentários

O aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, terá decolagens quase simultâneas ocorrendo em suas duas pistas. A Aeronáutica, que é responsável por controlar o tráfego aéreo no Brasil, deseja implantar a mudança em 31 de maio. As informações são do jornal Folha de S.Paulo. 

De acordo com a publicação, a data para a implantação da mudança pode mudar porque a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) precisa definir se será necessário treinar pilotos. 

Atualmente, o aeroporto tem atraso médio de 15% nos voos. A intenção com a mudança é reduzir o índice para algo entre 5% e 10%, de acordo com o chefe do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA) da Aeronáutica, coronel aviador Ary Bertolino. 

Segundo o jornal, aviões decolarão simultaneamente quando o tempo estiver bom - com ao menos 5 quilômetros de visibilidade e 1,5 quilômetro de teto, situação que ocorre em 70% do tempo. Atualmente, o intervalo entre essas operações é de um a dois minutos. Nas aterrissagens, o comandante poderá ser autorizado a pousar em uma pista ou na outra.

De acordo com Bertolino, companhias aéreas brasileiras e americanas adotarão o novo modelo. As companhias europeias afirmaram que precisam de mais tempo para adaptação e, num primeiro momento, não vão aderir a mudança. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade