PUBLICIDADE

SP: 1 operário morre e outro fica ferido em acidente em obras de Viracopos

24 out 2013 - 17h31
(atualizado às 19h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Canteiro de obras de ampliação de Viracopos foi palco de mais um acidente nesta quinta-feira
Canteiro de obras de ampliação de Viracopos foi palco de mais um acidente nesta quinta-feira
Foto: Rose Mary de Souza / Especial para Terra

Um operário de 19 anos morreu e outro ficou ferido após queda de um andaime na área de suporte às obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), nesta tarde de quinta-feira. As vítimas foram levadas com vida ao Pronto Socorro do Jardim São José, bairro São José. Um deles teve parada cardíaca, não resistiu aos ferimentos e morreu. O outro teve fratura nas pernas e foi internado no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti.

Segundo assessoria da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, os trabalhadores são de responsabilidade da empresa terceirizada Dormel Engenharia e realizavam trabalhos na rede elétrica. Eles caíram de uma plataforma elevatória de um caminhão guindaste.

A Aeroportos Brasil Viracopos está apurando as causas do acidente e conferindo se todos os procedimentos de seguranças foram tomados. Um auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) esteve fotografando o local do acidentes e os equipamentos, e uma vistoria técnica deverá ser feita.

No final da tarde, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos emitiu nota lamentando a morte do funcionário da empresa terceirizada e afirmando que os trabalhadores seguem os procedimentos de segurança e utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPI). “Por volta das 13h30, durante a execução dos serviços no pátio de estacionamento de ônibus, ocorreu um acidente envolvendo dois empregados da empresa Tormel Engenharia, especializada em instalações elétricas, contratada pelo Consórcio Construtor Viracopos – CCV”, disse a concessionária.

“A Aeroportos Brasil Viracopos e o Consórcio Construtor Viracopos lamentam o ocorrido e destacam que estão prestando todo o apoio às vítimas e às suas famílias”, afirma o comunicado.

Terceiro acidente e segunda morte

Esse é o terceiro acidente e o segundo com morte de operário no canteiro de obras de ampliação de Viracopos. Em 22 de março, houve um soterramento em uma escavação perto da torre de controle. Um operário morreu e outro saiu ferido. Em 30 de abril, uma estrutura de madeira cedeu e 14 funcionários ficaram feridos durante a concretagem de um pilar.

O Aeroporto Internacional de Viracopos está sendo preparado para receber 124 milhões de passageiros e deverá ser reinaugurado em 12 de maio de 2014, cerca de um mês antes do início da Copa do Mundo de 2014.

A concessionária Aeroporto Brasil Viracopos vai administrar o aeroporto por 30 anos. As obras receberam recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Estão previstos uma nova pista de aterrissagem, um outro setor de embarque e desembarque e estacionamento subterrâneo, entre outras melhorias que vão triplicar a capacidade atual.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade