PUBLICIDADE

Sobe para 4 o nº de cidades em emergência por chuva no Rio

13 nov 2009 - 20h31
(atualizado às 23h16)
Compartilhar

O prefeito de Três Rios (RJ), Vinicius Farah, decretou nesta sexta-feira estado de emergência após a forte chuva que atingiu o município na noite de quinta. Segundo a Defesa Civil, cinco pessoas ficaram feridas, sendo uma em estado grave, no desabamento de duas casas. Ao todo 1,5 mil pessoas estão desalojadas e 40 desabrigadas no município. Já haviam decretado situação de emergência as prefeituras de Duque de Caxias, de Belford Roxo e de Tanguá.

A cidade de Duque de Caxias foi uma das que decretou estado de emergência
A cidade de Duque de Caxias foi uma das que decretou estado de emergência
Foto: Bruno Gonzalez / Futura Press

Em Três Rios, a chuva, que durou duas horas, fez com que vários bairros ficassem alagados. A sede da prefeitura teve o almoxarifado e parte do administrativo invadidos pela água. Uma estrada municipal que liga os bairros de Purys e Boa União cedeu. A Defesa Civil contabilizou 300 casas danificadas pelo temporal, seis ficaram completamente destruídas.

A prefeitura começou a aplicar a vacina antitetânica na população que está desalojada. Colchonetes e alimentação foram distribuídos. A Secretaria de Meio Ambiente auxilia os moradores que tiveram as casas alagadas. Em alguns pontos, onde a água começou a baixar, o trabalho de limpeza já começou a ser feito.

Desalojados e desabrigados

Levantamento da Defesa Civil estadual feito na tarde desta sexta-feira mostra que as águas estão baixando nas regiões afetadas, porém o escoamento é lento. Muitas pessoas continuam fora de suas residências, em função das inundações provocadas pelo transbordamento de córregos e rios.

Em Duque de Caxias, o número de desalojados subiu para 150 e o total de desabrigados chegou a 298. Já em Belford Roxo, o total de desalojados caiu de 471 para 185, enquanto que o número de desabrigados passou de 110 para 205.

Em Nova Iguaçu, 120 pessoas permanecem desalojadas. Em Tanguá, cuja prefeitura corrigiu suas informações na manhã de hoje, existem 193 desalojados. Ontem, a informação é que as pessoas estariam desabrigadas, ou seja, teriam perdido suas casas.

O balanço da Coordenação da Defesa Civil do Estado mostra ainda que em Valença, no Médio Paraíba, 148 pessoas estão desalojadas e 19 desabrigadas. Já na região Noroeste, em Natividade, 27 pessoas permanecem desalojadas.

Ontem, o governo do Estado anunciou a instalação de um hospital de campanha no Ciep Vinícius de Moraes, em Belford Roxo. A unidade terá capacidade para até 500 atendimentos por dia. Além disso, foi anunciada a criação do aluguel social, que será repassado aos municípios de Belford Roxo e Duque de Caxias, os mais atingidos na Baixada Fluminense, para ajudar temporariamente pessoas que não possam voltar para suas casas.

Com informações do O DIA Online.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade