PUBLICIDADE

Cidades

Sobe para 14 nº de cidades em emergência por chuva em SC

28 set 2009 - 17h31
(atualizado às 20h04)
Compartilhar
Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

Quatorze municípios de Santa Catarina decretaram emergência devido às chuvas das últimas 48 horas. O número de desabrigados e desalojados, segundo a Defesa Civil, ultrapassa 5,3 mil pessoas.

Parte do telhado de um ginásio de esportes foi "arremessado" com o vento para cima de casas em Araranguá (SC)
Parte do telhado de um ginásio de esportes foi "arremessado" com o vento para cima de casas em Araranguá (SC)
Foto: Paulo Sergio O. Matos / Divulgação

Nesta segunda-feira, a Defesa Civil catarinense recebeu os decretos de emergência de Abdon Batista, Angelina, Balneário Gaivota, Biguaçu, Chapadão do Lageado, Dona Emma, Governador Celso Ramos, Mirim Doce, Salete, Santa Rosa do Sul, São Cristóvão do Sul e Santo Amaro da Imperatriz. As cidades de Chapecó e Antônio Carlos haviam emitido o decreto ainda na tarde de domingo.

Segundo o último levantamento, pelo menos 78,7 mil pessoas foram afetadas em todas as regiões do Estado e 6,6 mil residências apresentaram danos. Além disso, 3.192 pessoas estão desabrigadas e outras 2.194 permanecem desalojadas. Apenas no município de Biguaçu, na região metropolitana de Florianópolis, são 2 mil desabrigados.

Vento a 70 km/h

Na tarde desta segunda-feira, a chuva acabou dando uma trégua e cedeu lugar a um forte vento. De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais de Santa Catarina (Ciram), as rajadas chegaram a atingir 70 km/h na região do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, região sul de Florianópolis.

Na parte continental da cidade, o vento ainda assustou quem precisou sair de casa. "Não imaginei que ainda fosse ventar tanto hoje", disse a balconista Cléria Luiz Domingos, 41 anos. "Achei que já tinha ventado tudo que podia ontem à noite."

O vento chegou a derrubar outdoors e placas em alguns pontos da capital catarinense ainda pela manhã. "As rajadas fortes deverão ocorrer esta noite, com a entrada de ventos do quadrante sul", alerta a meteorologista Laura Rodrigues, do Ciram. "O vento sul entra com muita força e a condição de chuva persiste na terça e quarta-feira, apesar de menor intensidade do que nas últimas 48 horas. Na quinta, mais uma vez teremos a ocorrência de chuvas significativas."

7 m acima do nível

O nível do rio Itajaí-Açu, em Blumenau, chegou a 7 m nesta tarde e colocou em alerta todos os órgãos de segurança da cidade, uma das mais atingidas pela enchente de novembro do ano passado.

No início do dia, o nível do rio era de pouco mais de 5 m. Técnicos da Defesa Civil monitoram o leito a cada 60 minutos e a expectativa é a de que as águas possam atingir 7,86 m ainda na noite desta segunda-feira.

A primeira rua a ser alagada em Blumenau, a 1º de janeiro, localizada no bairro Ituopava Norte, atinge esta condição quando o leito do rio chega a 8 m acima de seu nível normal. O local apresentava pontos de alagamento por volta das 15h, quando acabou interditada pela Guarda de Trânsito local.

A rua Progresso também foi bloqueada para veículos de passeio durante a tarde. A Defesa Civil avaliou que uma encosta ameaça deslizar sobre a pista e decidir pelo bloqueio do tráfego.

Diante da situação de tensão, a prefeitura municipal cancelou as aulas na rede pública municipal no período da tarde. Apesar da trégua na chuva nas últimas duas horas, a Defesa Civil mantém o alerta sobre o risco de deslizamentos e alagamentos na região. A previsão do tempo indica que a intensidade da chuva deve diminuir nesta terça-feira, mas a instabilidade ainda persiste.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade