PUBLICIDADE

Sob chuva intensa, Salvador decreta estado de emergência

15 abr 2010 - 13h51
(atualizado em 16/4/2010 às 09h36)
Compartilhar

O prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, decretou na manhã desta quinta-feira estado de emergência na capital baiana por conta das fortes chuvas que atingem a região nos últimos dias. Duas crianças, de 2 e 6 anos, morreram após a casa delas ser atingida por um deslizamento de terra na quarta-feira. Além de Salvador, outros 22 municípios baianos já decretaram alerta vermelho. O Estado registra seis mortos decorrentes de estragos provocados pelos temporais.

Homem usa caiaque para se locomover em rua alagada de Salvador, na Bahia
Homem usa caiaque para se locomover em rua alagada de Salvador, na Bahia
Foto: Adenilson Nunes/Agecom / Divulgação

"A chuva não estava prevista e não para. Nosso solo e encostas estão completamente encharcados, se continuar chovendo, o número de deslizamentos vai aumentar. A situação começa a ficar complicada, então para que a gente possa atuar com mais força e rapidez um decreto de estado de emergência pode ajudar", afirmou o secretário municipal de Infraestrutura e Transporte, Euvaldo Jorge.

De acordo com ele, a prefeitura vai alugar quartos de hotéis e pousadas para abrigar as famílias desalojadas. As equipes da Defesa Civil de Salvador também foram reforçadas com funcionários da Superintendência de Controle e Ordenamento do Solo (Sucom) para atender às ocorrências de estragos causados pela chuva. Cerca de 46 pessoas, entre técnicos, engenheiros e arquitetos, trabalham a partir desta quinta na vistoria dos imóveis.

Conforme Jorge, pelo menos 149 famílias estão desabrigadas na capital baiana e a Defesa Civil avalia que 500 habitam zonas de risco. Técnicos e engenheiros da Defesa Civil estão vistoriando os estragos nos imóveis causados pelas chuvas.

A Defesa Civil registrou até a manhã desta quinta, 241 solicitações de emergência. Foram 23 alagamentos, 18 ameaças de desabamento de imóvel, 33 ameaças de deslizamento de terra, seis perigos de queda de árvores, quatro árvores caídas, oito desabamentos de imóveis, sete desabamentos de muro, sete desabamentos parciais e 116 deslizamentos de terra. As principais áreas afetadas são Pau da Lima, São Marcos, Tancredo Neves, Alto de Coutos, Paripe, Periperi, Jardim das Margaridas, Ilha Amarela, Calçada, Cajazeiras XI e Boa Vista do Lobato.

Fonte: Agência A Tarde
Compartilhar
Publicidade