PUBLICIDADE

Cidades

Sistema do Bilhete Único volta ao normal após falha, anuncia Metrô de SP

Instabilidade no sistema de validação causou longas filas e transtornos em três linhas do Metrô na manhã desta quinta-feira

24 out 2013 - 20h20
(atualizado às 20h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Uma falha na leitura do Bilhete Único provocou filas e atrasou o embarque de passageiros em várias estações do metrô de São Paulo na manhã desta quinta-feira
Uma falha na leitura do Bilhete Único provocou filas e atrasou o embarque de passageiros em várias estações do metrô de São Paulo na manhã desta quinta-feira
Foto: Bruno Santos / Terra

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) anunciou na noite desta quinta-feira que o sistema do Bilhete Único nas estações já está em processo de normalização. Na manhã de hoje, uma falha na leitura dos bilhetes provocou filas e atrasou o embarque de passageiros em várias estações. A falha atingiu todos os terminais das linhas 1-Azul, 3-Vermelha e 5-Lilás.

Segundo a empresa, o problema foi causado por uma atualização do software da São Paulo Transporte (SPTrans), que gerencia o sistema do Bilhete Único. A falha foi registrada desde a abertura dos terminais, às 4h.

"Pela apuração preliminar, os dados foram corrompidos no processo entre o envio dos arquivos da SPTrans até a atualização dos validadores nas estações do Metrô. Esses dados se referem a cartões perdidos e furtados. Isto serve para impedir, eletronicamente, que sejam utilizados indevidamente por terceiros", disse o Metrô em nota. Segundo a companhia, empresas contratadas desenvolveram um software para corrigir o problema.

Em nota, a SPTrans afirmou que o problema foi identificado em validadores que trabalham tanto como Bilhete Único quanto com o Cartão BOM. "Não foram verificados erros em procedimentos da SPTrans nem em equipamentos que recebem somente o Bilhete Único", disse o órgão.

A SPTrans, no entanto, negou que a falha tenha ocorrido no envio de seus dados, apontando uma empresa contratada pelo Metrô como a origem do problema no sistema. "Pela apuração dos técnicos de várias instâncias que participaram de uma reunião, hoje pela manhã, arquivos enviados pela SPTrans ao Metrô, CPTM e garagens de ônibus chegaram ao destino sem alterações. (...) No entanto, no processo de envio do Metrô para os validadores da empresa Autopass, desenvolvidos pela empresa Prodata, foi identificada uma falha que corrompeu os arquivos, o que afetou os cartões do Bilhete Único", argumenta a SPTrans.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade