PUBLICIDADE

Cidades

Sistema Cantareira sobe e atinge 10,4% neste domingo

No entanto, situação do manancial ainda é crítica

22 fev 2015 - 10h37
(atualizado às 10h49)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Volume de chuvas no Cantareira em fevereiro atingiu 266,5 milímetros, bem acima da média histórica, que é de 199,1 milímetros.</p>
Volume de chuvas no Cantareira em fevereiro atingiu 266,5 milímetros, bem acima da média histórica, que é de 199,1 milímetros.
Foto: Gabriel Câmara / Futura Press

Assim como no sábado, o Sistema Cantareira, manancial que abastece grande parte da região metropolitana de São Paulo, subiu 0,2 ponto percentual neste domingo, atingindo 10,4% de sua capacidade, segundo informações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Com as chuvas acima da média em fevereiro, o manancial dobrou o volume de água acumulado em menos de 20 dias, já que as represas do sistema tinham 5% de capacidade no dia 2 de fevereiro.

Embora o sistema esteja em elevação desde o dia 6 deste mês, a situação da principal fonte de água da região metropolitana de São Paulo é crítica. Atualmente o sistema recorre à cota do chamado segundo volume morto.

A alta repentina no sistema se deve ao acumulado de chuva no mês, que atingiu 266,5 milímetros, bem acima da média histórica, que é de 199,1 milímetros.

Entre os demais sistemas que abastecem a Grande São Paulo, somente o Rio Grande teve queda neste domingo, de 83,9% para 83,6% da capacidade.

Além do Cantareira, tiveram alta os sistemas Alto Tietê (de 18% para 18,2%) e Rio Claro (de 35,2% para 35,3%). Mantiveram o nível da véspera os mananciais Guarapiranga (57,5%) e Alto Cotia (36,6%).

Projeções do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) apontam que o rodízio de água poderia ser evitado na Grande São Paulo se as chuvas conseguirem elevar o nível do Sistema Cantareira a um patamar entre 13% e 14% até o final de março e se as obras emergenciais previstas para elevar a capacidade dos reservatórios não atrasarem.

A crise no sistema Cantareira A crise no sistema Cantareira

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade