PUBLICIDADE

Sindicato fecha terminal de ônibus na zona sul de São Paulo

25 abr 2014 - 08h33
(atualizado às 09h48)
Compartilhar
Exibir comentários
O terminal ficou fechado por cerca de 40 minutos
O terminal ficou fechado por cerca de 40 minutos
Foto: Bruno Santos / Terra

Representantes do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindmotoristas) paralisaram a operação no Terminal Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, por volta das 8h20 desta sexta-feira. O ato ocorreu por causa de mudanças aplicadas no entorno do terminal, o que tem gerado discussões entre os motoristas. A paralisação durou cerca de 40 minutos e foi pacífica, apesar dos transtornos causados aos usuários do transporte público.

Segundo o presidente do sindicato, José Valvevan, conhecido como Valdevan Noventa, as obras estão prejudicando a área de estacionamento dos coletivos. A fiscalização, segundo o sindicato, não tem se mostrado compreensiva e multado os ônibus. Em um mês, mais de 100 multas foram aplicadas.

A paralisação ocorreu apenas durante a reunião entre os membros do sindicato e a São Paulo Transporte (SPTrans), em uma sala utilizada pelo administrativo do próprio terminal.

“A SPTrans toma as medidas de mudança sem consultar o trabalhador. As mudanças não são satisfatórias para o trabalhador. Eles iniciaram uma obra de melhoria do terminal há mais de 60 dias e essa obra está parada e não tem prazo de término, não tem programação, e isso causa um grande transtorno para o trabalhador”, disse o presidente do sindicato.

Segundo Valdevan, o que ficou acordado é a suspensão das multas até que a reforma do terminal seja concluída.“Teremos novas reuniões entre a SPTrans e a direção do sindicato para buscar a solução dos problemas de sempre. Vamos cobrar e fiscalizar. É dever da direção do sindicato acompanhar de perto todas as mudanças e ouvir os trabalhadores.” 

Após a conversa, o diretor de operações da SPTrans Almir Chiarato afirmou que a obra deve ficar pronta em pouco menos de um mês e disse que até lá algumas medidas de emergência serão tomadas.

“Eles têm alguns pontos básicos de reivindicação. Primeiro é o excesso de multas, porque esse terminal cresceu muito de fluxo e ficou pequeno. Essa obra não ficou pronta, mas estamos criando faixas exclusivas, faixas reversíveis e esperamos que boa parte disso resolva. Essa obra deve terminar em 20 dias”, disse Almir.

O terminal tem área total de 51 mil metros quadrados e capacidade para atender 175 mil passageiros por dia. No mesmo complexo está localizada a estação Largo Treze da Linha 5 do Metrô de São Paulo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade