PUBLICIDADE

Serra catarinense registra temperatura de -7,7°C

19 jun 2014 - 09h44
(atualizado às 12h51)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Em São Joaquim, Fusca ficou coberto pela geada</p>
Em São Joaquim, Fusca ficou coberto pela geada
Foto: Dionata Costa

A dois dias do início do inverno, a cidade de Urupema, região serrana de Santa Catarina, registrou a menor temperatura do Brasil: - 7,7°C.

Na capital Florianópolis, a temperatura chegou aos nove graus. Nada próximo do que o registrado na serra, mas o vento forte deu a impressão de uma manhã ainda mais gelada. Apesar do frio, muita gente aproveitou a volta do sol para passear ao ar livre.

A geada em São Joaquim mudou o cenário da região. Telhados, carros e pequenos açudes localizados em áreas de baixada amanheceram cobertos de gelo, após uma madrugada os termômetros marcaram 5.4°C abaixo de zero. Até mesmo uma bandeira do Brasil amanheceu “congelada” no centro do município. 

Bandeira do Brasil congela em São Joaquim (SC)
Bandeira do Brasil congela em São Joaquim (SC)
Foto: Dionata Costa

De acordo com dados divulgados pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), outras 11 cidades do estado tiveram temperaturas abaixo de zero na madrugada desta quinta-feira que variaram entre - 3,2°C (em São Joaquim) e - 0,2°C (em Bom Retiro do Sul).

O inverno se antecipou em outras cidades da região sul do País, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As cidades gaúchas de São José dos Ausentes, Vacaria e Quaraí também registraram temperaturas negativas. Passo Fundo e Caxias do Sul amanheceram com geada. 

Em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, e em Curitiba, no Paraná, a máxima prevista para hoje é de 13°C.

No Rio de Janeiro, a temperatura irá variar entre 17°C e 24°C e deve chover durante todo o dia.

São Paulo também ficará gelada neste feriado. Segundo o Climatempo, a mínima será de 13°C e a máxima de 17°C. A probabilidade de chuva é de 80%.

Entre hoje e domingo, a temperatura não passará dos 22°C na capital paulista.

Em Brasília, onde às 13h ocorrerá a partida entre Colômbia e Costa do Marfim, o tempo fica firme, entre 17°C e 26°C, sem chuvas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade