PUBLICIDADE

Sem Cavalaria e Choque, desfile em SP tem xingamento de deputado a Alckmin

7 set 2013 - 12h11
(atualizado às 12h47)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O auge do evento foi a passagem dos aviões da FAB, que deram um voo rasante na avenida do Sambódromo e levantaram o público </p>
O auge do evento foi a passagem dos aviões da FAB, que deram um voo rasante na avenida do Sambódromo e levantaram o público
Foto: Marcelo Pereira / Terra

O Desfile de 7 de setembro na cidade de São Paulo foi marcado por um protesto isolado na arquibancada do Sambódromo do Anhembi, na manhã deste sábado. Poucos minutos antes do Hino Nacional, por volta das 9h10, o Major da Polícia Militar e deputado estadual Sergio Olimpio Gomes (PDT) protestou contra o governador Geraldo Alckmin e chegou a chama-lo de corrupto. Além disso, por conta dos protestos na capital paulista neste sábado, a Cavalaria e a Tropa de Choque da PM sequer participaram do evento.

Ainda com as arquibancadas sem a lotação máxima, já que o desfile começaria apenas às 10h, o deputado puxou um coro de vaias ao governador de São Paulo e até pediu cadeia ao tucano por conta das notícias a respeito do cartel no Metrô do Estado. “Queremos CPI. Vergonha Alckmin”, disse o major da PM, sendo aplaudido pelo público presente no Anhembi. “O governador não gosta do povão, mas gosta de cartel”, gritou Olimpio vestido com uma camisa com a frase “Reaja São Paulo”.

As palavras do deputado, que confirmou ser pré-candidato ao governo do Estado pelo PDT no ano que vem, foram ouvidas pelo governador Alckmin, que se encontrava do outro nado da avenida no Sambódromo, ao lado do prefeito Fernando Haddad. Alckmin, porém, não esboçou nenhum tipo de reação e preferiu não comentar sobre o assunto.

O deputado pediu também “mais respeito” aos policiais de São Paulo que, segundo ele, esperam por um aumento desde o início do ano. “Cadê o respeito por quem morre pela população”, disse Olimpio, olhando para Alckmin.

Poucos minutos mais tarde, o major da PM concedeu entrevista e afirmou ter certeza que o governador ouviu seu protesto. “Ele tem que tomar alguma atitude. Reivindicamos pelos profissionais da segurança pública e sistema prisional. Queremos também pressionar o governo a deixar que consigamos as 32 assinaturas para a CPI do Metrô, já que as próprias empresas confirmaram ter havido cartel”, disse Olimpio.

Em relação ao possível anúncio de aumento salarial da polícia, que deve acontecer no início desta semana em São Paulo, o major afirmou que Alckmin “vem empurrando o assunto com a barriga”. O deputado afirmou que existe a possiblidade de a PM entrar em greve caso o reajuste não aconteça.

“Com muita pressão há apenas uma especulação sobre esse anúncio, mas não existe nada concreto. Estamos desesperados e à beira de uma grande paralisação da PM, que só aconteceu em 1961. A Polícia Civil já está em greve e com a adesão da PM passa a nos preocupar, pois já estamos coma segurança ruim  e vai ficar ainda pior. Costumo dizer que quando quem manda perde a vergonha, quem obedece perde o respeito”, afirmou.

Alckmin falou que o anúncio sobre o reajuste salarial deverá ser feito mesmo nesta semana e disse que é preciso valorizar os policiais de São Paulo. “É preciso valorizar carreira, reajustar salário e ter responsabilidade fiscal, porque o orçamento tem limites. O PIB deve crescer 2% e há limitações”, disse.

Desfile

Com o céu aberto e muito sol, milhares de pessoas estiveram no Sambódromo na manhã deste sábado para acompanhar o Desfile da Independência e cerca de 8 mil participaram do evento. Do lado de fora do Anhembi, com segurança reforçada também pelo Exército, o clima foi de tranquilidade, já que as autoridades esperavam protestos perto do local do desfile.

Marcado para começar as 10h, o desfile teve início meia hora antes e teve contingente reduzido, já que Cavalaria e Tropa de Choque estiveram ausentes por conta dos boatos de protestos em toda a capital paulista. Por volta das 11h30 o evento já havia sido foi encerrado. Porém, o auge do evento foi a passagem dos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), que deram um voo rasante na avenida do Sambódromo e levantaram o público neste 7 de setembro.

“É um dia muito importante, um dia que o Brasil comemora a independência, sua soberania. Para nós brasileiros de São Paulo é maior porque foi aqui que se conquistou a independência. É uma tarefa de toda sociedade, construir uma sociedade mais justa e economicamente desenvolvida. Esse é o desafio permanente”, afirmou Alckmin, após o desfile.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade