PUBLICIDADE

Cidades

SC: ventos de 120 km/h destelham casas e deixam milhares sem luz

23 out 2012 - 17h33
(atualizado às 21h53)
Compartilhar

Devido à chuva e aos ventos fortes que atingiram parte da região Sul do País na noite de segunda-feira, cerca de 10,6 mil clientes em Santa Catarina permaneciam sem luz no início da noite desta terça. Em localidades de difícil acesso há casos em que a falta de energia já dura mais de 20 horas.

Segundo a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), a região mais afetada pela interrupção no fornecimento de energia foi a grande Florianópolis que, além da capital, abrange outras 16 cidades. A estimativa da companhia é que cerca de 40 mil pessoas tenham sido prejudicadas em todo o Estado.

Além de provocar descargas atmosféricas, ventanias, chuva forte e queda de granizo em alguns locais, o mau tempo também derrubou postes e causou a queda de galhos e de árvores sobre fios da rede elétrica. Segundo a defesa Civil, até por volta de 17h30, 22 municípios informaram ocorrências devido às chuvas, principalmente ocasionadas por granizo.

O órgão estadual ainda está recebendo dos municípios afetados as informações sobre estragos, mas já adiantou que as duas cidades mais prejudicadas foram Matos Cota, onde 150 casas foram destelhadas pela chuva de granizo, e Ilhota, onde 50 casas, creches e escolas foram destelhadas. A cidade decretou situação de emergência, e os moradores estão recebendo rolos de lona para minimizar o problema temporariamente.

Em São João do Itaperiu, na localidade de Porto do Itaperiú, a tempestade atingiu 70 casas e uma escola municipal de 80 alunos permanece interditada. O município também decretou situação de emergência.

De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), o deslocamento da frente fria gerou ventos que, no município de Urubici, ultrapassaram 122 km/h. Em São Joaquim, os ventos atingiram 102 km/h.

Ainda de acordo com o Ciram, embora o tempo já esteja melhorando na maior parte do Estado, em algumas regiões a temperatura pode cair a 5°C durante a madrugada desta quarta-feira, voltando a esquentar gradualmente ao longo do dia.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade