PUBLICIDADE

Cidades

SC: temperatura despenca e vento arranca teto de ônibus

26 dez 2012 - 20h45
(atualizado às 22h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Após mais um dia com termômetros acima dos 40º C em vários municípios, a temperatura despencou cerca de 10°C no início da noite desta quarta-feira em Santa Catarina devido à chegada de uma frente fria. Em algumas regiões, o vento atingiu a marca de 70 km/h. No centro de Florianópolis, um ônibus de transporte urbano que fazia uma linha para a região continental teve parte do teto arrancada pela força do vento quando atravessava a ponte Colombo Salles, no acesso à ilha.

Temperaturas despencam depois de calor intenso que lotou as praias em SC
Temperaturas despencam depois de calor intenso que lotou as praias em SC
Foto: Fabrício Escandiuzzi / Especial para Terra

No litoral norte, o vendaval destelhou mais de 60 casas na cidade de Camboriú. A Defesa Civil faz o levantamento dos danos e não há relato de feridos. De acordo com o Centro de Recursos Ambientais de Santa Catarina (Ciram), a temperatura máxima deve cair 10º C nesta quinta em relação às registradas nos primeiros dias do verão. “Uma frente fria avança pelo RS e chega a SC, favorecendo a formação de nuvens cumuloninbus, com grande desenvolvimento vertical, que provocam pancadas de chuva com trovoadas”, afirma aviso emitido pelo órgão no fim da tarde. “Os temporais estarão acompanhados de descarga elétrica com rajadas fortes de vento que podem atingir os 90km/h”.

A previsão ainda indica a ocorrência de chuva forte nos próximos dias, com acumulados que podem chegar aos 160 mm. O Ciram não descarta o risco de deslizamentos e alagamentos para áreas vulneráveis do Estado, como litoral e Vale do Itajaí. 

Sensação de 50º C

O dia mais uma vez foi marcado pelo sol forte e sensação de ar abafado. Na madrugada desta quarta, Florianópolis havia registrado a mínima de 29º C. Antes das 8h, o calor já era de 31º C e, nas ruas, os termômetros chegaram a marcar 43° C perto do meio-dia. A exemplo do Natal, as praias mais badaladas da cidade estiveram lotadas. A temperatura oficial, à sombra, foi de 35º C. Em Criciúma, o calor foi ainda mais intenso: 40,4°C e sensação térmica perto dos 50º C.

 
 
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade