PUBLICIDADE

Cidades

SC: rodovia é bloqueada devido a incêndio em depósito de fertilizantes

25 set 2013 - 10h55
(atualizado em 26/9/2013 às 11h23)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Incêndio em depósito de fertilizantes em São Francisco do Sul, no litoral norte de SC, trouxe risco de intoxicação</p>
Incêndio em depósito de fertilizantes em São Francisco do Sul, no litoral norte de SC, trouxe risco de intoxicação
Foto: Arcanjo/Corpo de Bombeiros de SC / Divulgação

Assustados com o risco de intoxicação devido ao incêndio em um depósito de fertilizantes em São Francisco do Sul (SC), muitos moradores decidiram deixar a cidade durante a manhã desta quarta-feira, o que causa congestionamento na BR-280. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou, por volta das 10h, que a rodovia foi bloqueada no sentido São Francisco do Sul e as duas pistas estão liberadas somente para quem sai da cidade localizada no litoral norte do Estado. 

Dez pessoas, segundo as primeiras informações do Corpo de Bombeiros, ficaram intoxicadas e foram encaminhadas a hospitais da região. O vento está afastando a fumaça para duas praias mais importantes da cidade. A região central não foi afetada, mas parte do comércio não abriu as portas nesta quarta-feira. 

O incêndio no depósito de fertilizantes junto ao terminal marítimo na BR-280 começou às 22h de terça-feira, segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros. Segundo a corporação, o depósito possui cerca de 5 mil metros quadrados e abrigava, pelo menos, 10 mil toneladas de fertilizantes que contêm nitrato de amônia, um produto tóxico e inflamável. Devido ao alto risco de intoxicação, pelo menos três bairros nas proximidades precisaram ser evacuados. 

Incêndio atinge depósito de fertilizantes em SC:

Equipes de Itajaí, Barra Velha e Joinville foram deslocadas para ajudar no combate ao incêndio. Os moradores retirados de seus lares foram para o Colégio Santa Catarina, a Escola Felipe Schmidt ou casas de parentes. 

Os bombeiros explicam que o nitrato não gera chamas, mas muita fumaça. Se inalado ou em contato, o produto causa irritação nas vias respiratórias, na pele e nas mucosas. Nos olhos, a irritação é grave.

Caso haja contato com pele, mucosas ou olhos, os bombeiros orientam lavar o local afetado com água por pelo menos 15 minutos. Se a pessoa estiver consciente, deve lavar a boca com água em abundância, ingerir bastante água e provocar vômito. 

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade