PUBLICIDADE

SC: rio sobe 6,8 m e coloca Blumenau em alerta de enchente

25 abr 2010 - 23h14
Compartilhar
Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

A Defesa Civil da cidade de Blumenau emitiu um alerta de risco de enchente durante a noite deste domingo. O nível do rio Itajaí-Açú chegou a 6,8 m acima do normal por volta das 22h30 deste domingo. De acordo com o coronel Carlos Menestrina, diretor da Defesa Civil municipal, duas famílias precisaram ser retiradas de casa devido a deslizamentos. O estado de alerta decretado pelo órgão ocorreu por causa da possibilidade do rio atingir os 8,2 m, cota onde ocorrem os primeiros alagamentos.

Menestrina explicou que desde o final da tarde de domingo a chuva acabou dando uma trégua a toda a região do Vale do Itajaí. "Esse é nosso alento, mas ainda estaremos monitorando durante a madrugada", disse. "Se voltar a chover, provavelmente teremos inundações em Blumenau."

A estimativa é que devido às chuvas que já ocorreram na região o níve do rio Itajaí supere os 7,5 m durante a madrugada. A continuidade de precipitação poderia causar uma nova enchente na cidade. "Estamos em regime de alerta e, devido ao fato da chuva ter parado no final da tarde, a situação não é tão alarmante", disse Menestrina. "Alertamos entranto que as pessoas que moram em encostas devem deixar suas casas aos primeiros sinais de movimentação do solo."

A possibilidade de atuação de um ciclone extratropical na região do Brasil nesta segunda-feira causa ainda mais apreensão junto às autoridades. O Centro de Informações de Recursos Ambientais de Santa Catarina (CIRAM) prevê a ocorrência de chuva com intensidade moderada a forte em todas as regiões catarinenses, o que pode agravar a situação no Vale do Itajaí. No final da tarde deste domingo, chuvas causaram o alagamento do rio Queimado, em Concórdia, cidade localizada no oeste de Santa Catarina.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade