PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

SC registra -4,7ºC na serra, menor temperatura do País no ano

2 jun 2011 - 12h13
(atualizado às 13h39)
Compartilhar
Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

A manhã desta quinta-feira foi a mais gelada do ano em vários municípios de Santa Catarina. Mais uma vez, a cidade de Urupema, localizada na região serrana do Estado, registrou a menor temperatura do Brasil em 2011: -4,7°C.

Por volta das 8h, mesmo com o sol, campos e telhados das residências localizadas em áreas mais altas do município ainda estavam cobertos de gelo. A estação meteorológica do Centro de Recursos Ambientais do Estado (Ciram) registrou -4,7°C por volta das 6h.

Em Florianópolis, o frio não foi tão intenso como no final de semana. Mesmo assim, os termômetros marcaram 10°C durante a madrugada.

Frio e neve no final de semana

De acordo com o Ciram, a passagem rápida de uma frente fria pelo sul do Brasil nesta sexta-feira deve derrubar ainda mais as temperaturas. No sábado, existe a possibilidade de neve fraca nos municípios de São Joaquim, Urubici e Urupema, locais onde a temperatura estará próxima de 0°C e a umidade do ar em torno dos 100%.

"Apesar de não provocar muita chuva no Estado, a massa de ar frio que acompanha essa frente fria é intensa e vai declinar acentuadamente a temperatura de sexta-feira para sábado", informou a meteorologista Gilsânia Cruz. "Nas madrugadas de domingo e segunda-feira, a atenção é para a geada em SC, que deve ser ampla nas áreas altas do Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí", disse.

Frio no RS e PR

A frente fria derrubou as temperaturas em todos os Estados da região Sul. Segundo a Climatempo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 0°C em Vacaria (RS), 0,4°C em Caçador (SC) e 1,1°C em Castro (PR).

O frio intenso provocou geadas de fraca a moderada intensidade em várias áreas do Sul, além de muita neblina no começo da manhã. Em São Gabriel, no Rio Grande do Sul, a mínima foi de 7°C, temperatura que, junto à geada, foi suficiente para congelar plantas. Em Porto Alegre, a madrugada foi a mais fria do ano, com temperatura mínima de 8,2°C. Em Curitiba, a temperatura mínima foi de 7,7° C.

Risco de ressaca

Ventos fortes voltam a ocorrer na costa Sul do Brasil a partir desta sexta-feira, o que deve deixar o mar agitado no decorrer do dia. A agitação marítima e os ventos serão mais fortes durante o sábado, e há risco de ressaca. Em praias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, as maiores ondas devem chegar aos 3 m. No litoral do Paraná, o pico deve ser de 2,5 m. Durante o domingo, o mar fica menos agitado e as ondas diminuem.

Gramado próximo à igreja Matriz de Urupema ficou coberto de gelo
Gramado próximo à igreja Matriz de Urupema ficou coberto de gelo
Foto: Marília Oliveira/Prefeitura de Urupema / Divulgação
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade