PUBLICIDADE

SC registra 37°C no domingo; onda de calor só termina na quarta

9 fev 2014 - 18h16
Compartilhar
Exibir comentários
<b>9 de fevereiro</b> - Banhista tenta escapar do calor em Florianópolis
9 de fevereiro - Banhista tenta escapar do calor em Florianópolis
Foto: Fabrício Escandiuzzi / Especial para Terra

Os termômetros marcaram 37°C na tarde deste domingo em Florianópolis e deixaram as praias lotadas. Durante a tarde, meteorologistas emitiram um aviso de que a onda de calor deve terminar apenas na quarta-feira.

Já são mais de 15 dias consecutivos com temperaturas acima dos 30°C na capital catarinense. Neste domingo, a sensação era de um dia ainda mais quente devido à umidade do ar extremamente baixa.

As principais praias da cidade, como Jurerê, Campeche, Joaquina, Armação e Matadeiro estiveram completamente lotadas de banhistas. Para minimizar o calorão, a única forma era permanecer na água. 

“O mar está gelado e por isso mesmo fiquei mais de uma hora sem sair da água”, afirma Sheila Perine Batista, 28 anos, que escolheu a Armação do Pântano do Sul para passar o domingo com a filha. “O mar é mais calmo e posso ficar de olho. Não dá para ficar embaixo do guarda-sol. Parece que estamos sendo cozidos.”

De acordo com aviso emitido pelo Centro de Recursos Ambientais de Santa Catarina (Ciram) a onda de calor deve ser interrompida na quarta-feira, devido à passagem de uma frente fria. 

Entretanto, a massa de ar seco ainda deve trazer temperaturas máximas de 36ºC e 40°C (sensação de calor de até 50ºC) na segunda e terça. “A partir da noite de quarta-feira será quebrado o bloqueio atmosférico, que impede o avanço das frentes frias por Santa Catarina e a chuva e as temperaturas mais amenas finalmente retornarão ao Estado”, informou o órgão. 

“A partir de quinta-feira, durante a sexta-feira e o sábado, a chuva ocorre com mais frequência totalizando volumes entre 60 mm e 130 mm no litoral, especialmente na Grande Florianópolis e região sul”.

A onda de calor registrada em Santa Catarina fez com que menor temperatura registrada não passasse dos 26ºC em Florianópolis Foto: Luciano Bergamaschi / Especial para Terra A onda de calor registrada em Santa Catarina fez com que menor temperatura registrada não passasse dos 26ºC em Florianópolis Foto: Fabricio Escandiuzzi / Especial para Terra

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade