PUBLICIDADE

Cidades

SC: Oktoberfest completa 30 anos com disputa com chope sem álcool

3 out 2013 - 07h44
(atualizado às 10h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Pavilhão do Parque Vila Germânica está pronto para receber a 30ª edição da Oktoberfest em Blumenau
Pavilhão do Parque Vila Germânica está pronto para receber a 30ª edição da Oktoberfest em Blumenau
Foto: Jaime Batista da Silva / vc repórter

Em sua trigésima edição em 2013, a Oktoberfest de Blumenau começa nesta quinta-feira com uma séria de alterações para tornar a festa “mais segura”. Uma das maiores mudanças é com relação ao tradicional concurso do “Chope em metro”. Este ano, a competição será realizada com bebida sem álcool.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, a ideia é usar a competição para conscientizar os festeiros. “Utilizar o chope sem álcool para a brincadeira ressalta uma das principais preocupações do governo, que é incentivar o consumo consciente de bebidas alcoólicas e a responsabilidade no trânsito”, afirma o prefeito da cidade, Napoleão Bernardes (PSDB).

A competição premia o “mais rápido bebedor de chope da Oktoberfest”. A substituição da bebida usada no concurso por um chope sem álcool teria como principal objetivo prevenir acidentes de trânsito.

A segunda alteração ocorre em relação aos desfiles ocorridos na Praça XV. Um sistema de rodízios entre grupos que participam da atração permitirá que a cada dia novidades sejam verificadas na apresentação. 

Inspeção realizada no local da festa, o Parque Vila Germânica, com o apoio do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), estipulou que a capacidade máxima dos pavilhões nesta edição da festa será fixada em 37 mil foliões. 

A Oktoberfest completa 30 anos menos de 10 dias após mais uma enchente registrada na cidade. Curiosamente, a festa surgiu no início da década de 1980 como forma de “elevar a autoestima” da população de Blumenau, que havia sofrido por uma das maiores enchentes de sua história. 

Colaborou com esta notícia o internauta Jaime Batista da Silva, de Blumenau (SC), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade