PUBLICIDADE

Cidades

SC: número de desabrigados e desalojados sobe a 2,4 mil

23 abr 2010 - 12h48
(atualizado às 19h41)
Compartilhar
Fabricio Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

O número de pessoas desalojadas e desabrigadas com as chuvas que atingiram Santa Catarina nas últimas 48 horas chegou a 2,4 mil. Segundo informações divulgadas pela Defesa Civil, 34 mil pessoas foram afetadas, 203 precisaram ser levadas a abrigos públicos e 2.212 estão desalojadas. No total, 16 municípios catarinenses registraram prejuízos nesta sexta-feira e quatro deles já decretaram situação de emergência: Lebon Régis, Matos Costa, Rio das Antas e Timbó Grande.

A situação também é crítica em Caçador, localizada a cerca de 350 km ao oeste de Florianópolis, onde 83 pessoas estão desabrigadas e 700 deverão passar a noite em casa de amigos ou familiares.

As chuva que atingiu o Estado chegou a causar preocupação em Blumenau. O rio Itajaí Açu chegou a subir 5 m acima do nível normal. No entanto, a Defesa Civil afirmou que não há riscos de inundação porque as chuvas pararam na tarde desta sexta.

Em Rio das Antas, a 360 km de Florianópolis, 600 pessoas precisaram deixar suas casas e pelo menos 30 propriedades foram danificadas pela força das águas.

Em Videira, a situação é bastante crítica depois que o rio do Peixe, que corta a cidade, subiu e invadu casas e ruas. Alagamentos foram registrados em pelo menos dez bairros. Em algumas localidades, como Ouro e São Miguel do Oeste, a precipitação chegou a 145 mm e 116 mm, respectivamente.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade