PUBLICIDADE

SC: nível do rio Itajaí-Açu chega a 11,6 m e supera marca de 2008

9 set 2011 - 00h41
(atualizado às 12h59)
Compartilhar
Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

A medição realizada à 0h desta sexta-feira no rio Itajaí-Açu, em Blumenau, cidade localizada a cerca de 120 km de Florianópolis, registrou a água a 11,6 m acima do normal. O nível já superou o registrado em 24 de novembro de 2008, que era de 11,52 m. Naquele episódio, 24 pessoas morreram na cidade vítimas de deslizamentos de terra causados pela chuva.

Blumenau está em estado de emergência desde o final da manhã dessa quinta-feira, quando o nível do rio superou a marca dos 8 m. A Defesa Civil de Santa Catarina informou na noite dessa quinta-feira que o Exército está se deslocando para a região do Vale do Itajaí para auxiliar no atendimento às vítimas. O principal foco de atuação dos militares será os municípios de Blumenau e Rio do Sul, os mais afetados pela enchente.

Outra equipe do Exército, do 63º Batalhão da Infantaria de Florianópolis, seguiu com 30 soldados para a cidade de Itajaí, que deve sofrer com alagamentos a partir desta sexta-feira.

O Governo Federal também anunciou ajuda ao Estado. Equipes da Força Nacional foram disponibilizadas pela presidente Dilma Rousseff para auxiliar nas ações da Defesa Civil.

As tempestades provocaram a elevação do rio Itajaí-Açu, em Blumenau
As tempestades provocaram a elevação do rio Itajaí-Açu, em Blumenau
Foto: Jaime Batista da Silva / vc repórter
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade