PUBLICIDADE

SC: já são 24 cidades em estado de emergência por chuva

27 abr 2010 - 13h56
(atualizado às 15h54)
Compartilhar

As chuvas que castigam Santa Catarina desde quinta-feira já fazem 158.844 vítimas, segundo a Defesa Civil do Estado. Destas, 5.931 tiveram que se mudar para a casa de amigos ou parentes e 593 estão desabrigadas. Dez pessoas ficaram feridas. Não há registro de mortos ou desaparecidos.

As ruas do centro de Taió ficaram alagadas
As ruas do centro de Taió ficaram alagadas
Foto: Estela Purnhagen/SDR-Taió / Divulgação

O número de cidades catarinenses em estado de emergência subiu de 19 para 24, de um total de 52 municípios atingidos pela chuva. São elas: Anchieta, Bela Vista do Toldo, Caçador, Concórdia, Dona Emma, Lebon Régis, Matos Costa, Nova Itaberaba, Penha, Presidente Castelo Branco, Rios das Antas, Rio do Campo, Timbó Grande, Xavantina, São José do Cedro, Itaiópolis, Santa Terezinha, Taió, Palma Sola, Apiúna, Princesa, Barra do Sul, Rio Negrinho e Xaxim.

As enchentes já destruíram 1.724 casas e 268 prédios públicos. Os prejuízos se estendem aos serviços básicos - 16 municípios têm problemas no abastecimento de água e nove no fornecimento de energia.

As estradas catarinenses também foram afetadas pelas enxurradas. Vários pontos da BR-280 estão totalmente interditados, como os km 109, 84 e 83. A Polícia Rodoviária Federal informa, por meio da rede social Twitter, a situação das estradas federais. O endereço do microblog é twitter.com/PRF191SC.

O trânsito flui em meia pista e com sinalização em cinco rodovias estaduais: SC-488 (Lindoia do Sul), SC-466 (Itá), SC 474 (Blumenau), SC-445 (Siderópolis) e SC-457 (Lebon Régis). O em Itá o desvio é feito pelo centro da cidade.

O governador de Santa Catarina, Leonel Pavan (PSDB), ainda não obteve resposta do pedido de R$ 6,5 milhões que encaminhou ontem à Secretaria da Defesa Civil, para ajudar as vítimas das chuvas no Estado.

A Defesa Civil distribuiu 500 cestas básicas, kits de limpeza, cobertores e produtos de higiene pessoal para a população desabrigada das quatro cidades mais afetadas pelas cheias: Caçador, Rios das Antas, Lebon Régis e Rio do Campo.

A previsão para hoje é de sol, com possibilidade de chuva em Florianópolis e no norte do Estado à noite, de acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram).

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade