PUBLICIDADE

Cidades

SC: chuva deixa 314 desalojados; precipitação pode aumentar

23 jan 2010 - 21h15
(atualizado às 21h37)
Compartilhar
Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

A chuva que atingiu a região norte de Santa Catarina durante todo o sábado deixou pelo menos 314 pessoas desalojadas, segundo informações da Defesa Civil. As cidades de Joinville, Itapoá e São Francisco do Sul são as mais afetadas pela precipitação, que ainda deixou um saldo de 90 atingidas por deslizamentos. Em toda a região, choveu desde a noite desta sexta-feira cerca de 200 mm, número que equivale à média histórica mensal.

Em Joinville, maior cidade de Santa Catarina, pelo menos 85 casas apresentam danos, segundo informações da Defesa Civil local. Seis bairros estão completamente alagados. Na região do bairro do Pirabeiraba, o rio subiu e cobriu cinco pontes, deixando cerca de 100 famílias isoladas na região.A situação mais grave é verificada em Itapoá, que pode decretar situação de emergência nas próximas horas. O nível do rio Saí-Mirim continua subindo e compromete o principal acesso à cidade. Caso a chuva persista, o município pode ficar isolado, pois a única ponte ameaça ruir.

A Defesa Civil de Santa Catarina permanece em alerta, pois a previsão é a de que a chuva possa aumentar na região durante a madrugada deste domingo. De acordo com a Climatempo, a área de instabilidade deve se intensificar e pode provocar chuva forte no litoral - de Florianópolis à região de Joinville. Até o início da madrugada, os temporais devem se deslocar para o norte e nordeste do Estado. No domingo, a precipitação deve continuar, mesmo pela manhã.

O Centro de Informações e Recursos Ambientais do estado (Ciram) alerta para os riscos de deslizamentos e alagamentos no Estado.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade