PUBLICIDADE

Cidades

SC: chuva afeta 215 mil; 15 municípios estão em emergência

20 jan 2011 - 21h28
(atualizado às 21h38)
Compartilhar

A Defesa Civil de Santa Catarina informou na noite desta quinta-feira que subiu para 215.993 o total de pessoas afetadas pelas fortes chuvas em todo o Estado. Quinze municípios já decretaram situação de emergência por conta das enxurradas registradas no temporal de terça-feira.

Em Siderópolis, moradores recolheram mercadorias espalhadas em rua após chuva
Em Siderópolis, moradores recolheram mercadorias espalhadas em rua após chuva
Foto: Prefeitura de Siderópolis / Divulgação

Conforme o boletim do órgão, são 5.050 desabrigados e 555 desalojados. As prefeituras que decretaram emergência são: Forquilhinha, Maracajá, Nova Veneza, Pedras Grandes, Imaruí, Cocal Do Sul, Criciúma, Urussanga, Siderópolis, Orleans, Jaraguá do Sul, Passo de Torres, Grão Pará, Corupá e Içara.

Em Tubarão, uma das 30 cidades atingidas, a administração municipal anunciou que vai começar a construir na sexta-feira uma ponte de madeira "emergencial" para atender uma comunidade que permanece isolada após o temporal. Uma tubulação rompeu e destruiu o único acesso a um loteamento, isolando dezenas de famílias.

O reparo emergencial para atender a comunidade, segundo a prefeitura, deve comprometer todo o cronograma de obras previstas para o primeiro semestre. Pelo menos 9 mil pessoas foram afetadas pela enxurrada e 450 tiveram que deixar suas casa. Segundo ele, até agora os prejuízos no município com a destruição de estradas, ruas e pontilhões giram torno dos R$ 2 milhões.

Apesar de ainda não constar no último relatório da Defesa Civil, o prefeito de Tubarão, Manoel Bertoncin (PSDB), anunciou ter decretado emergência no município na tarde desta quinta-feira. Ao assinar o documento, Bertoncini pediu apoio ao governo do Estado.

Em reunião na quarta-feira, o governador Raimundo Colombo e o vice-governador Eduardo Pinho Moreira autorizaram a liberação de verba emergencial para atender aos municípios da região sul de Santa Catarina, atingidos pela chuva.

Com informações de Fabrício Escandiuzzi.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade