0

SC: chuva afeta 127 mil e eleva nº de desabrigados e desalojados

12 mai 2010
23h26

Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

Em Tubarão (SC), morador limpa lama que invadiu sua casa
Em Tubarão (SC), morador limpa lama que invadiu sua casa
Foto: Lougans Duarte/Diário do Sul / Divulgação

O número de desalojados e desabrigados devido às chuvas que atingem o Estado de Santa Catarina nas últimas 48 horas subiu para 1,9 mil pessoas. No total, 28 municípios foram atingidos e oito decretaram situação de emergência.

De acordo com o último relatório divulgado pela Defesa Civil catarinense, 127 mil pessoas foram afetadas pela chuva. Desse total, 1684 permanecem alojadas na casa de familiares e amigos e outras 235 em abrigos públicos.

Em várias cidades, o índice pluviométrico registrado nas últimas horas supera à média histórica de todo o mês de maio, marcado pelas secas em praticamente todas as regiões.

Na cidade de Criciúma, a 190 km de Florianópolis, o número de desalojados passa de mil. As principais universidades da região cancelaram as aulas na noite desta quarta e na manhã de quinta em virtude das chuvas. Dez escolas da rede pública anunciaram o cancelamento das aulas amanhã.

Na cidade de Timbé do Sul, o prefeito Eclair Coelho decretou estado de emergência pela terceira vez no ano. Seis rios que passam pela cidade transbordaram e deixaram comunidades isoladas no início da noite.

Em Tubarão, as fores chuvas deixaram praticamente 60% das ruas alagadas. De acordo com a Defesa Civil estadual, os temporais afetaram 113 mil pessoas e danificaram 1,4 mil residências. Os municípios de Laguna, Orleans, São Martinho, Lauro Müller, Anitapólis decretaram situação de emergência. Mas esse número pode subir para 17, segundo os documentos já enviados à Defesa Civil.

Previsão
Para a quinta está previsto um ciclone extra-tropical de forte intensidade no oceano, que pode causar ressaca e agitação no mar. Segundo alerta emitido pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais (CIRAM), podem ocorrer rajadas de vento de até 80 km/h na costa catarinense.

Fonte: Especial para Terra

compartilhe

publicidade
publicidade