PUBLICIDADE

SC: chuva afeta 127 mil e eleva nº de desabrigados e desalojados

12 mai 2010 - 23h26
Compartilhar

Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

Em Tubarão (SC), morador limpa lama que invadiu sua casa
Em Tubarão (SC), morador limpa lama que invadiu sua casa
Foto: Lougans Duarte/Diário do Sul / Divulgação

O número de desalojados e desabrigados devido às chuvas que atingem o Estado de Santa Catarina nas últimas 48 horas subiu para 1,9 mil pessoas. No total, 28 municípios foram atingidos e oito decretaram situação de emergência.

De acordo com o último relatório divulgado pela Defesa Civil catarinense, 127 mil pessoas foram afetadas pela chuva. Desse total, 1684 permanecem alojadas na casa de familiares e amigos e outras 235 em abrigos públicos.

Em várias cidades, o índice pluviométrico registrado nas últimas horas supera à média histórica de todo o mês de maio, marcado pelas secas em praticamente todas as regiões.

Na cidade de Criciúma, a 190 km de Florianópolis, o número de desalojados passa de mil. As principais universidades da região cancelaram as aulas na noite desta quarta e na manhã de quinta em virtude das chuvas. Dez escolas da rede pública anunciaram o cancelamento das aulas amanhã.

Na cidade de Timbé do Sul, o prefeito Eclair Coelho decretou estado de emergência pela terceira vez no ano. Seis rios que passam pela cidade transbordaram e deixaram comunidades isoladas no início da noite.

Em Tubarão, as fores chuvas deixaram praticamente 60% das ruas alagadas. De acordo com a Defesa Civil estadual, os temporais afetaram 113 mil pessoas e danificaram 1,4 mil residências. Os municípios de Laguna, Orleans, São Martinho, Lauro Müller, Anitapólis decretaram situação de emergência. Mas esse número pode subir para 17, segundo os documentos já enviados à Defesa Civil.

Previsão
Para a quinta está previsto um ciclone extra-tropical de forte intensidade no oceano, que pode causar ressaca e agitação no mar. Segundo alerta emitido pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais (CIRAM), podem ocorrer rajadas de vento de até 80 km/h na costa catarinense.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade