PUBLICIDADE

SC: avião da FAB auxilia nas buscas por 5 desaparecidos em naufrágio

5 set 2013 - 19h54
(atualizado às 20h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Avião auxilia nas buscas pelos cinco desaparecidos após acidente
Avião auxilia nas buscas pelos cinco desaparecidos após acidente
Foto: Agência Força Aérea / Divulgação

Um avião SC-105 Amazonas, da Força Aérea Brasileira (FAB), auxilia nas buscas dos cinco tripulantes desaparecidos do barco de pesca Vô João G, que sofreu um acidente na madrugada de quarta-feira com 17 tripulantes a bordo.

Segundo a FAB, desde as 6h de hoje, o avião especializado em busca e salvamento do Esquadrão Pelicano, de Campo Grande (MS), sobrevoou por seis horas parte de uma área de aproximadamente 530 quilômetros quadrados onde são realizadas as buscas. 

Além da FAB e da Marinha, participam das buscas o Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, com um helicóptero esquilo e uma aeronave de asa fixa, e o Batalhão de Aviação dos bombeiros de Santa Catarina, com um helicóptero esquilo.

Segundo informações do Serviço de Busca e Salvamento Aéreo (Salvaero) de Curitiba, que coordena as buscas aéreas, apenas o barco foi localizado até o momento. 

Mergulhadores contratados pelo proprietário da embarcação, com apoio da Marinha, encontraram o pesqueiro ao leste de Barra do Sul, um vilarejo do litoral catarinense.

Acidente

Ventava muito no momento que o barco Vô João G. foi atingido por uma onda e virou com 17 pessoas a bordo. A embarcação pesqueira não tinha carga de pescado no momento do naufrágio, próximo à ilha Tamboretes, em um local com cerca de 20 metros de profundidade, a 190 quilômetros ao norte de Florianópolis, segundo a Marinha.

Doze pescadores usaram um bote com kits de sobrevivência e remaram por seis horas até chegarem à costa. Eles foram atendidos com quadro severo de hipotermia. Outros cinco homens permanecem desaparecidos.

O comando da Capitania dos Portos está tomando os depoimentos dos sobreviventes. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade