PUBLICIDADE

SC: após chuva, municípios ganham R$ 2,6 mi para Oktoberfests

30 set 2011 - 22h09
(atualizado às 22h32)
Compartilhar
Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

O governo de Santa Catarina destinou R$ 2,6 milhões para a realização das festas de outubro em 11 cidades do Estado. Três das contempladas sofreram com enchente e decretaram estado de calamidade pública na primeira quinzena de setembro. As águas que subiram forçaram mais de 170 mil pessoas a deixaram suas casas e causaram três mortes.

Em traje típico, a princesa da Oktoberfest de Blumenau participou da entrega símbólica dos recursos
Em traje típico, a princesa da Oktoberfest de Blumenau participou da entrega símbólica dos recursos
Foto: Fabrício Escandiuzzi / Especial para Terra

A entrega simbólica dos recursos, nesta sexta-feira, contemplou as cidades de Blumenau, Itajaí e Rio do Sul, as mais castigadas pelas chuvas. Além delas, a capital, Florianópolis, Rio Negrinho, Treze Tílias, Timbó, Itapiranga, Forquilinha, Brusque e Jaraguá do Sul foram as outras localidades que receberam os recursos para as festas. O evento, realizado em Florianópolis, reuniu autoridades, bandas típicas e rainhas e princesas das festas alemãs e austríacas que devem ser realizadas nas próximas semanas.

O secretário estadual de Turismo, César Souza Júnior, acredita que, apesar dos estragos causados pela enchente, as festas de colonos devem movimentar a economia local e lotar a rede hoteleira pelos próximos 30 dias. "Temos um histórico de eventos no mês de outubro. Investimos, pois esse é o carro chefe de nossa temporada", disse. "As cidades já estão limpas e sem sinais da enchente."

O prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing, destacou que a Oktoberfest vai mostrar aos visitantes os sinais da enchente das últimas semanas. "Teremos um espaço onde vamos exibir a que altura a água chegou dentro do pavilhão", disse. "Reconstruímos tudo graças ao nosso povo, que se empenhou na limpeza da cidade."

Para Kleinübing, que chegou a ficar ilhado dentro da prefeitura por mais de dois dias, a ocorrência de mais uma Oktoberfest servirá para mostrar "a força" dos moradores de Blumenau. Ele destacou que a tradicional festa alemã foi criada no ano de uma das maiores enchentes da cidade. "Em 1984, precisávamos melhorar nossa autoestima após duas grandes enchentes e criamos a Oktoberfest, que veio a se transformar em uma das mais tradicionais do País", disse. "Passamos por dias difíceis no início do mês, mas graças ao esforço do nosso povo conseguimos superar e estamos prontos para mais uma Oktoberfest."

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade