PUBLICIDADE

SC: ano começa com calor de 37°C e praias cheias

Turistas ainda nem haviam deixado praias da capital catarinense após as festas da virada do ano e banhistas já estavam chegando

1 jan 2015 - 18h52
(atualizado às 19h05)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>De acordo com aviso meteorol&oacute;gico divulgado pelo Ciram nesta quinta-feira, a condi&ccedil;&atilde;o para a ocorr&ecirc;ncia de chuvas mais fortes persiste at&eacute; o final de semana</p>
De acordo com aviso meteorológico divulgado pelo Ciram nesta quinta-feira, a condição para a ocorrência de chuvas mais fortes persiste até o final de semana
Foto: Fabricio Escandiuzzi / Especial para Terra

O ano de 2015 começou com praias lotadas e calor de 34 graus em Santa Catarina. Na tarde desta quinta-feira, primeiro dia do ano, o chamado “índice de calor” chegou aos 37 °C em Florianópolis, segundo os dados do Centro de Recursos Ambientais do estado (Epagri-Ciram). O sistema de monitoramento estadual ainda mostrou que a umidade relativa do ar era de 45%, o que trouxe uma sesação de um dia ainda mais quente e abafado.

Muitos turistas ainda nem haviam deixado algumas das mais badaladas praias da capital catarinense após as festas da virada do ano e banhistas já estavam chegando para curtir o dia de sol e forte calor.

Antes mesmo das 10 horas, os termômetros de rua já marcavam temperaturas superiores aos 30 graus. A procura por praias como Joaquina, Jurerê e Campeche acabou lotando as principais rodovias da cidade e causando muito congestionamento na SC 405 e na SC 401.

Um grupo de onze turistas da cidade de Guaxupé, localizada no interior de Minas Gerais, disse ter chegado antes das 9 horas na praia do Campeche. 

Na tarde desta quinta-feira, primeiro dia do ano, o chamado índice de calor chegou aos 37 graus em Florianópolis
Na tarde desta quinta-feira, primeiro dia do ano, o chamado índice de calor chegou aos 37 graus em Florianópolis
Foto: Fabricio Escandiuzzi / Especial para Terra

“Fomos ver a queima de fogos na Beira Mar (no centro de Florianópolis) e acho que tiramos um cochilo de uma ou duas horas só”, disse Danilo José Sarti Júnior, 25 anos. Segundo ele, a ideia era a de “curar a ressaca” no mar. “Dois ou três mergulhos e já estamos inteiros. O maior problema é esse calor”.

De acordo com aviso meteorológico divulgado pelo CIRAM nesta quinta-feira, a condição para a ocorrência de chuvas mais fortes persiste até o final de semana. “Correntes de vento em médios níveis da atmosfera transportam umidade da Amazônia até o sul do Brasil, mantendo calor e alta umidade do ar que favorecem a formação de núcleos de instabilidade, causando pancadas isoladas de chuva em Santa Catarina”, afirma a meteorologista Marilene de Lima, destacando que a partir desta sexta, chuvas mais intensas podem ocorrer.

“Especialmente entre a sexta e o sábado, com o avanço de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, é maior o risco de temporais com descarga elétrica, granizo e rajadas de vento. No domingo, segunda-feira e na terça-feira aberturas de sol e pouca chance de chuva”, finaliza. 

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade