PUBLICIDADE

SC: 1ª quinzena de junho foi uma das mais frias em 11 anos

16 jun 2011 - 12h45
(atualizado às 12h55)
Compartilhar
Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

A primeira quinzena do mês de junho foi uma das mais frias dos últimos 11 anos em Santa Catarina, segundo levantamento realizado pelo Centro de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia do Estado (Ciram). A temperatura mínima registrada no período chegou a variar entre 2°C e 6°C abaixo do esperado para esta época do ano. Neste mês, os termômetros chegaram a marcar -7,9°C - temperatura mais baixa desde 1994.

Antes mesmo da chegada do inverno, os termômetros marcaram -7,9°C na cidade de Urupema e -5,7°C em São Joaquim no início da manhã do último dia 5. De acordo com o Ciram, o recorde registrado há 17 anos era de -7°C.

As massas de ar frio e seco predominaram em toda a região Sul nas últimas semanas, causando as temperaturas extremamente baixas e fazendo com que os termômetros ficassem "abaixo de zero" em dez dias do mês em Urupema. Além disso, nesta primeira quinzena, apenas em dois dias (7 e 15) não foi observada a ocorrência de geada.

"Pode-se dizer que esta foi uma das quinzenas mais frias da década, sendo similar à que registramos em 2009", afirmaram os meteorologistas Marcelo Martins e Gilsânia Cruz.

Nesta quinta-feira, primeiro dia da segunda quinzena de junho, o frio não foi tão intenso em Santa Catarina. Ao contrário dos últimos dias, a cidade de São Joaquim não registrou temperaturas negativas e os termômetros chegaram aos 5°C no início da manhã.

Em Florianópolis, a manhã também foi um pouco mais quente do que as últimas semanas. Por volta das 11h, os termômetros já marcavam 22°C. Para os próximos dias, a previsão do Ciram indica temperaturas um pouco mais elevadas, e a chegada de uma frente fria que pode trazer chuva à região entre sexta e sábado.

Urupema teve geada em quase todos os dias deste mês
Urupema teve geada em quase todos os dias deste mês
Foto: Marília Oliveira/Prefeitura de Urupema / Divulgação
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade