PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

São Paulo tem pior qualidade do ar dos últimos 7 anos

11 nov 2014 - 07h26
Compartilhar
Exibir comentários

A falta de chuva e o ar seco na Grande São Paulo nos últimos dias contribuiu para que a cidade registrasse o pior nível de qualidade do ar desde 2007, segundo levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo. Segundo dados oficiais do Governo de São Paulo, porém, a poluição na região é a pior apenas dos últimos três anos.

Segundo o jornal, até outubro, nas 23 estações medidoras, o poluente “poeira fina” (que afeta narinas, garganta e pulmão) fez 1.325 ultrapassagens nos limites considerados saudáveis pela Organização Mundial da Saúde. O levantamento do jornal que aponta o recorde desde 2007 foi feito com base em dados da Cetesb e considera como nota de corte o padrão mais rígido para o poluente, previsto na legislação estadual, mas ainda não implementado.

Segundo a lei, quatro limites devem ser atingidos ao pouco. Oficialmente, esse degrau mais alto na escala não é usado pelo governo, uma vez que a legislação o menciona como meta a ser atingida, mas sem data definida para isso, o que gera crítica de especialistas, já que, na prática, os dados anunciados pela Cetesb indicam situação menos grave.

Outro lado

A Cetesb afirma que a abordagem da reportagem é prematura, já que adota outra metodologia. O cálculo da agência se baseia apenas em parte das estações medidoras. A agência afirma ainda que a rede de monitoramento dos poluentes sofreu mudanças ao longo dos anos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade