PUBLICIDADE

São Paulo tem o dia mais quente do inverno dos últimos 5 anos

18 set 2012 - 17h22
(atualizado às 18h25)
Compartilhar

A capital paulista atingiu 34,1ºC perto das 15h desta terça-feira na estação do Mirante de Santana monitorada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o órgão, esta é a maior temperatura registrada durante o inverno desde 2007, quando os termômetros marcaram 34,5ºC.

Termômetros registraram a temperatura mais alta deste inverno em São Paulo nesta terça-feira
Termômetros registraram a temperatura mais alta deste inverno em São Paulo nesta terça-feira
Foto: Renato Cerqueira / Futura Press

Saiba como se calcula a sensação térmica

A temperatura de hoje também fez desta terça-feira o segundo dia mais quente do ano em São Paulo, perdendo apenas para 1º de março, quando foram registrados 34,3ºC. Além disso, a população enfrenta problemas com a baixa umidade do ar, que ficou abaixo dos 30% desde as 10h45. A medição levou a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) a decretar estado de atenção em toda a capital.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), as altas temperaturas e os baixos índices de umidade do ar observados nos últimos dias resultam de uma forte massa de ar quente e seco que predomina sobre grande parte do Brasil, incluindo o Estado de São Paulo. "Tanto na segunda quanto na terça-feira, a grande quantidade de insolação (horas de brilho solar) e a ausência da entrada da brisa marítima no final de ambas as tardes potencializou a sensação de abafamento, principalmente nas áreas mais urbanizadas da capital", explicou o meteorologista Thomaz Garcia.

Previsão

De acordo com o CGE, a quarta-feira será mais um dia com muito sol, calor e baixa umidade do ar. A aproximação de uma frente fria provoca rajadas de vento e ligeiro aumento de nuvens entre a tarde e a noite. Não há expectativa de chuva. Os termômetros variam entre 21ºC e 35ºC.

Na quinta-feira, aumenta possibilidade de chuva ao longo do dia. As pancadas ocorrem, principalmente, no período da tarde e podem vir com intensidade forte e acompanhadas de trovoadas. Por conta do aumento da nebulosidade e da precipitação, o calor diminui. A temperatura deve ficar entre 18ºC e 28ºC.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade