PUBLICIDADE

Cidades

São Paulo registra pior chuva dos últimos cinco meses

16 fev 2016 - 12h31
Compartilhar
Exibir comentários
Avenida Rubem Berta, em São Paulo (SP)
Avenida Rubem Berta, em São Paulo (SP)
Foto: Renato S. Cerqueira / Futura Press

A chuva dessa segunda-feira (15) foi a maior na capital paulista desde 8 de setembro do ano passado, com volume de água acumulado em 48,6 milímetros (mm). A tempestade, a mais volumosa deste verão, registrou 22,5% do volume esperado para todo o mês, de acordo com a média histórica do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).

Meteorologistas do CGE explicam que um sistema frontal do oceano contribuiu para as áreas de instabilidade que, unidas ao calor e à disponibilidade de umidade na atmosfera, causaram rajadas de vento e descargas elétricas.

Os maiores índices pluviométricos foram observados nos bairros São Mateus (85 mm), Aricanduva (83 mm), Butantã (72 mm), Vila Mariana (67,2 mm) e Jabaquara (66 mm).

Para esta terça-feira, a previsão é de que uma frente fria sobre o oceano, no litoral da região Sudeste, contribua para a formação de áreas de instabilidade, que deixam o tempo instável na grande São Paulo.

As chuvas mais significativas são esperadas no período da tarde e início da noite de hoje, com potencial para alagamentos, rajadas de vento e para deslizamentos de terra, em áreas de risco. O tempo continuará instável amanhã (17).

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade