PUBLICIDADE

Cidades

São Paulo inaugura programação do Natal Iluminado 2012

1 dez 2012 - 15h04
(atualizado às 15h20)
Compartilhar

Foi dada a largada para a temporada de Natal na cidade de São Paulo. Com o início do mês de dezembro, a prefeitura da capital paulista coloca em ação o Natal Iluminado 2012, idealizado pela São Paulo Turismo (SPTuris). A abertura oficial da programação foi na noite desta sexta-feira, com uma celebração na Catedral da Sé, com apresentações da Sinfônica Heliópolis, da Orquestra Jovem de Heliópolis e do Coral da Gente.

O parque do Ibirapuera já está todo enfeitado para a temporada 2012 do Natal Iluminado
O parque do Ibirapuera já está todo enfeitado para a temporada 2012 do Natal Iluminado
Foto: Luciano Besgamaschi / Terra

A partir deste final de semana, diversas atrações do Natal Iluminado começam a ser ativadas em toda cidade. Segundo a prefeitura, a grande novidade desta edição acontecerá nos bairros. Nas 31 subprefeituras da cidade serão montadas Praças de Natal, palcos decorados para receber apresentações natalinas e outras ações temáticas. O coral do Instituto Baccarelli, entidade que atende cerca de 1.200 crianças e jovens de Heliópolis, irá se apresentar em todas as Praças de Natal. As apresentações começam no dia 6 de dezembro.

Outras grandes atrações são o presépio oficial da cidade, pela primeira vez na sede da prefeitura, e uma pista de patinação no gelo com 375 m², totalmente gratuita, na região do Ibirapuera. O Presépio terá seis figuras representando personagens bíblicos e bichos em tamanho real, a partir de 7 de dezembro.

Fonte multimídia
Neste sábado, às 20h30, será inaugurada a projeção da Fonte Multimídia do Ibirapuera. Serão duas apresentações diárias gratuitas, às 20h30 e às 21h. A novidade fica por conta de músicas de Maria Bethânia e Dominguinhos, homenageando o Brasil. Além da projeção, mais de 200 árvores serão decoradas com um milhão de lâmpadas de LED, iluminando o entorno da fonte.

Pela primeira vez, a represa de Guarapiranga terá uma Cortina d'água de 72m² com feixes de luz a cada 30 minutos. O espetáculo de projeções tem duração de 9 minutos, divididos em 3 atos. No local, também haverá uma árvore de 15 metros. A inauguração será no dia 8 de dezembro. Já a tradicional árvore do Ibirapuera será inaugurada em 9 de dezembro, com apresentação do Coral do Instituto Baccarelli.

A prefeitura de São Paulo vai também iluminar mais de 10 mil pontos da capital paulista em 200 km de ruas. Cerca de 400 árvores de LED serão instaladas nas praças Charles Miller, Roosevelt e Memorial 17 de julho, e ainda no largo de Pinheiros e avenida Paulista. Os Arcos na avenida 23 de Maio, a passarela Miguel Reale (Estaiadinha) e a ponte Orestes Quércia (Estaiada) também receberão decorações especiais.

Avenida Paulista

A Praça de Natal da avenida Paulista será acesa no dia 5 de dezembro. A estrutura de mais de 1 mil m², que também será usada para o Ano-Novo na Paulista, fica entre as ruas Padre João Manuel e Ministro Rocha Azevedo. O tema deste ano será "Banda de Noéis", com um trio de Papais-Noéis gigantes com dez metros de altura cada um. Não haverá visitação interna para o público.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que vai intensificar o monitoramento da avenida Paulista, no trecho entre a rua da Consolação e a Praça Osvaldo Cruz, a partir de quarta-feira das 18h à 1h. A CET recomenda aos visitantes que evitem se dirigir ao local de carro e priorizem o transporte coletivo (metrô e ônibus) a partir das 19h. Para dar maior fluidez ao trânsito, serão ampliadas temporariamente as restrições de estacionamento das seguintes vias: alameda Santos, entre a rua da Consolação e a avenida Brigadeiro Luís Antônio, no lado par, passa a ser proibido parar e estacionar também aos domingos, das 7h às 23h. Atualmente, a proibição é de segunda-feira a sábado, nesse mesmo horário.

As ruas Cincinato Braga e São Carlos do Pinhal, no lado ímpar, passam a ter proibição de estacionamento em período integral, inclusive aos domingos. Atualmente, essas vias possuem proibição de estacionamento de segunda-feira a sábado, das 7h às 21h.

Turismetrô especial de Natal

Para conhecer algumas das ações do Natal Iluminado, turistas e moradores da metrópole podem participar de visitas guiadas utilizando o Turismetrô, um programa de roteiros turísticos populares que usa o metrô como meio de transporte. O passeio será oferecido aos sábados e domingos, de 8 a 23 de dezembro, com três saídas por dia, sempre às 16h, utilizando três bilhetes de metrô (R$ 9). A venda dos ingressos acontece no balcão da atração localizado na estação Sé, de onde partem os roteiros.

O Turismetrô conta regularmente com outros cinco programas regulares: República, Luz, Sé, Paulista e Liberdade.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade