2 eventos ao vivo

São Paulo inaugura amanhã sistema de aluguel de bicicletas

23 mai 2012
13h43
atualizado às 14h16
  • separator

A cidade de São Paulo ganhará, na quinta-feira, um sistema de aluguel de bicicletas em dez estações na região de Vila Mariana, zona sul, próximo ao parque Ibirapuera. A prefeitura da capital paulista repete, agora, experiência da capital fluminense, que em outubro do ano passado inaugurou o sistema de mobilidade Samba sob patrocínio do banco Itaú.

Veja a situação das ciclovias nas cidades brasileiras
Confira como funciona o sistema Bike Rio

A expectativa é de que, em três anos, o Bike Sampa se estenda a 300 estações com cerca de 10 bicicletas cada. Todas as estações serão conectadas a uma central de operações via wireless e serão alimentadas por energia solar. O cliente cadastrado poderá retirar uma bicicleta, fazer quantas viagens quiser ao longo do dia e devolver a bike em qualquer das estações.

O "Passe Bike Sampa" custará R$ 10 e terá validade de 30 dias. Viagens de até 30 minutos serão gratuitas, desde que espaçadas por intervalos de pelo menos 15 minutos. Já os passeios maiores serão tarifados à parte, em R$ 5 por cada hora excedente. A promessa é de que a disponibilidade das bikes e bicicletários próximos possa ser consultada via celular, tanto por telefone quanto pela internet.

O sistema também possibilita ao Itaú driblar a Lei Cidade Limpa, que proíbe grande parte da publicidade externa na cidade de São Paulo. Em parceria com a prefeitura, o banco estampará sua marca nas bicicletas.

Veja também:

Papai Noel radical faz rapel no bondinho do Pão de Açúcar
Fonte: Terra
publicidade