PUBLICIDADE

São Paulo entra em atenção para alagamentos nesta sexta-feira

1 fev 2013 - 13h41
(atualizado às 18h00)
Compartilhar
Exibir comentários

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) colocou parte da cidade de São Paulo em estado de atenção para alagamentos no início da tarde desta sexta-feira. Segundo imagens de radar, por volta das 17h20, uma chuva moderada com pontos fortes atingia o bairro de Perus, na região noroeste da capital. Por volta do horário, permaneciam em atenção as zonas norte e oeste, além das regiões das marginais Pinheiros e Tietê.

Chuva forte deixa São Paulo em estado de atenção para alagamentos na tarde desta sexta-feira
Chuva forte deixa São Paulo em estado de atenção para alagamentos na tarde desta sexta-feira
Foto: Bruno Santos / Terra

Veja o que acontece quando chove em São Paulo

De acordo com imagens de radar, a precipitação era forte entre os bairros de Mooca, Aricanduva, Vila Formosa e parte de Vila Prudente. Nas zonas norte e oeste, onde chegou a chover com muita intensidade, as chuvas perderam força e o CGE registrava apenas precipitação fraca.

Na subprefeitura de Campo Limpo, que chegou a ficar em estado de alerta para enchentes por cerca de meia hora, o córrego Morro do S transbordou na altura da rua Joaquim Nunes Teixeira.

Na Grande São Paulo, ainda chove forte entre Santana de Parnaíba e Barueri. Nos municípios vizinhos, ainda há incidência de chuva moderada.

Falha nos trens

Por volta das 16h de hoje, um raio atingiu o sistema de alimentação da rede elétrica da Linha 9-Esmeralda e paralisou parte da linha.

De acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), as composições só faziam o trajeto entre as estações Osasco e Pinheiros. O trecho de Pinheiros até o Grajaú estava interrompido, e era feito por meio de ônibus gratuitos do Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência (Paese). A empresa colocou 100 veículos à disposição.

Técnicos da CPTM trabalhavam desde o momento do incidente para resolver o problema, mas até as 17h20, o trecho ainda estava parado.

Trânsito

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a cidade registrava, por volta das 17h50, 187 km de lentidão, índice acima da média para o horário. As zonas oeste e sul apresentavam mais de 50 km de congestionamentos cada.

A Radial Leste, na altura do viaduto Guadalajara, encontrava-se totalmente bloqueada, nos dois sentidos, em função de um ponto de alagamento intransitável. A CET recomendou aos motoristas que evitassem circular pelo local até que a situação seja normalizada.

O pior trecho para os motoristas era o sentido Castello Branco da Marginal Tietê - na pista expressa havia 15 km de lentidão entre a rodovia e a ponte da Vila Guilherme, e na pista central, 13,6 km de filas a partir da ponte dos Remédios. No sentido oposto (Ayrton Senna), a CET registrava 12,5 km de congestionamento na pista local, entre as pontes da Vila Guilherme e Atílio Fontana, e mais 9,3 km na pista expressa, da rua Azurita até a ponte do Piqueri.

A tendência era de piora das condições de tráfego em toda a cidade.

Previsão

Conforme os meteorologistas do CGE, instabilidades formadas no interior continuam na Grande São Paulo e devem trazer mais chuva nas próximas horas. Há possibilidade de rajadas de vento, queda de granizo e formação de alagamentos.

Amanhã, o tempo abafado e a aproximação de uma frente fria aumentam as condições de chuva. Entre a tarde e noite, as precipitações ocorrem de forma mais generalizada e podem ocorrer rajadas de vento, descargas elétricas e alagamentos. Os termômetros oscilam entre 21ºC e 28ºC.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade