PUBLICIDADE

Santa Catarina registra neve pela primeira vez no ano

25 jul 2014 - 12h05
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Pela manh&atilde;, o sol reapareceu e a chamada &quot;janela de neve&quot;, como dizem os meteorologistas, n&atilde;o existe mais</p>
Pela manhã, o sol reapareceu e a chamada "janela de neve", como dizem os meteorologistas, não existe mais
Foto: Dionata Costa / São Joaquim Online / Divulgação

A primeira ocorrência de neve do ano foi registrada nesta sexta-feira na região serrana de Santa Catarina, mesmo de forma “tímida”. A confirmação ocorreu na manhã de hoje pelo Centro de Recursos Ambientais do Estado (Ciram). De acordo com o meteorologista Marcelo Martins, a neve caiu por volta da 1h na região do Morro da Igreja e às 3h na cidade de Urupema, a 1.750 metros de altitude.

Apesar de nevar por cerca de 20 minutos, não houve acúmulo, o que decepcionou os turistas pela manhã. Os termômetros marcaram 1,5°C no momento em que os primeiros flocos de 2014 começaram a cair. 

Nesta sexta, não existem mais chances de voltar a nevar. O sol reapareceu, e a chamada “janela de neve”, como dizem os meteorologistas, não existe mais. “A alta umidade relativa do ar deixada pela passagem de uma frente fria, associada ao frio intenso de uma massa de ar frio e seco que se aproximou do Sul do Brasil, favoreceu a ocorrência do fenômeno na Serra catarinense”, informou.

O sol reapareceu em boa parte do Estado após uma quinta-feira de muita chuva. Mesmo assim, as temperaturas continuaram baixas: em Florianópolis os termômetros chegaram aos 11°C no início da manhã.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade