PUBLICIDADE

Sabesp: represa de SP tem recorde de água dos últimos 70 anos

13 jan 2010 - 21h13
(atualizado às 21h34)
Compartilhar

A Sabesp afirmou nesta quarta-feira que a quantidade de água contida nas represas de São Paulo, em dezembro de 2009 e nos primeiros dias de janeiro, é excepcional, e, em um dos casos - na represa Jaguari - é a maior ocorrida nos últimos 70 anos. As chuvas fortes das últimas semanas elevaram a quantidade de água armazenada em várias represas da cidade, especialmente as do sistema Cantareira.

Homem usa canoa para sair de casa, em Atibaia (SP)
Homem usa canoa para sair de casa, em Atibaia (SP)
Foto: Nilton Cardin / Agência Estado

Na semana passada, a prefeitura do município de Atibaia (SP) responsabilizou a abertura das represas do sistema Cantareira, administradas pela Sabesp, pela enchente do rio Atibaia que prejudicou mais de 300 famílias nos bairros Parque das Nações, Jardim Kanimar, Guaxinduva, Caetetuba, bairro da Ponte e Terceiro Centenário. O excesso de chuvas também foi apontado pela prefeitura como causa das inundações.

A Sabesp nega e diz que a água represada nos reservatórios de São Paulo tem ajudado a minimizar os efeitos das chuvas em muitas cidades, evitando inundações mais severas nas regiões ribeirinhas.

A Sabesp afirmou que o caso mais significativo é o das represas Atibainha e Cachoeira que, na última quinta-feira, recebiam 50 m³ por segundo de água dos rios que as formam e retinham cerca de 70% desse volume de água, deixando passar apenas 14 m³ por segundo para o rio Atibaia.

A operação das represas obedece a normas técnicas e legais da Agência Nacional de Águas e do Departamento de Águas do Estado de São Paulo. A Sabesp afirma em nota que seu compromisso é de, no limite da segurança, continuar usando a capacidade de armazenamento dos reservatórios para minimizar os efeitos das fortes chuvas que estão causando inundações em várias partes do Brasil. Para isso está monitorando em tempo real a chegada de água às represas (pelas chuvas e rios que as formam) e as vazões necessárias.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade