PUBLICIDADE

Sabesp dará desconto de até 30% para quem economizar água

1 fev 2014 - 11h50
(atualizado às 13h01)
Compartilhar
Exibir comentários

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) recorreu a um sistema de recompensa para garantir que, em tempos de muito calor e pouca chuva, o consumidor paulista economize água. A medida foi anunciada neste sábado, em entrevista coletiva na sede da empresa, e prevê o desconto de até 30% na conta a quem cortar 20% do consumo. A comparação será feita com a média dos 12 últimos meses.

O incentivo financeiro começa a valer já para a conta deste mês e se estende até setembro. A iniciativa compreende apenas os municípios do Sistema Cantareira de abastecimento - no qual se encontram as regiões norte e central da capital paulista, além de Barueri, Caieiras, Carapicuíba, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapevi, Jandira, Osasco e Santana de Parnaíba. Nessas localidades e também nos municípios de Guarulhos e São Caetano do Sul, é abrangida uma população de cerca de 9,8 milhões de habitantes.

De acordo com a presidente da Sabesp, Dilma Pena, apesar da medida, a estatal “não tem o racionamento de água no horizonte”.

“Historicamente, a média de reservação do sistema é de 61%; estamos com 21,9%”, afirmou Dilma, segundo a qual, entre os usuários do Sistema Cantareira, 82% são do tipo residencial (dentro destes, 3,3% são de tarifas sociais).

“O consumidor que gasta em média 13 metros cúbicos de água no mês terá como meta passar para 12 metros cúbicos; o valor da conta, entre água e esgoto, vai nesse caso de R$ 59,94 para R$ 30,90. Temos segurança e confiança de que a população vai aderir segurança a este chamamento”, disse. “Não dá pra encher a piscina, nem para lavar o carro com mangueira ou tomar banho de 30 minutos. Mas pode-se limpar o carro com pano e balde e tomar um banho de 5 minutos, isso é questão de cidadania”, exemplificou.

Indagada sobre a possibilidade de racionamento, a presidente da Sabesp refutou a possibilidade e afirmou que os demais mananciais da região metropolitana “estão em níveis normais”.

“Confiamos que as medidas de gestão das águas dos nossos sistemas serão suficientes para o abastecimento da população. Não estamos pensando em racionamento; isso não está no nosso radar”, resumiu.

Na próxima semana, terá início uma campanha intensiva nos meios de comunicação alertando a população para o desconto diante de redução de consumo.  Dilma admitiu que a premiação terá impacto financeiro para a estatal, mas não soube dizer de quanto ele será.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade