PUBLICIDADE

Sabesp corta 300 funcionários e tem ameaça de greve

Cerca de 70% dos funcionários trabalham em área que fazem reparos de vazamentos nas redes de água e esgoto

6 mar 2015 - 09h00
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Sistemas de &aacute;gua do Estado de SP sofrem crise h&iacute;drica</p>
Sistemas de água do Estado de SP sofrem crise hídrica
Foto: Eco Desenvolvimento

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) homologou 300 demissões em todo o Estado, sendo 70% na área operacional da empresa, na qual trabalham pessoas que fazem reparos de vazamentos nas redes de água e esgoto, segundo informações publicadas na quinta-feira pelo jornal O Estado de S.Paulo. Os cortes fazem parte de um plano de ajuste de pessoal que deve resultar em cerca de 600 demissões.

Em entrevista ao jornal, Rene Vicente dos Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente de São Paulo (Sintaema), questionou as demissões, lembrando que os funcionários são responsáveis diretos por combater a crise hídrica, e revelou que uma assembleia está agendada para o dia 10 de março e pode levar à paralisação da categoria.

De acordo com o jornal, a meta da empresa é cortar 5% do quadro de funcionários e reduzir 10% da folha de pagamento. O motivo seria a queda da receita, que pode superar R$ 1 bilhão devido à crise hídrica.

Sobre as demissões, o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, disse ao jornal que fazem parte de um termo de ajuste de conduta (TAC) assinado entre a empresa e o Ministério Público do Estado (MPE) em 2010.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade