PUBLICIDADE

Cidades

RS: hospital deve indenizar paciente que perdeu visão de 1 olho

18 fev 2011 - 13h24
(atualizado às 13h40)
Compartilhar

O Hospital Petrópolis, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, foi condenado a pagar a uma paciente uma indenização por danos morais no valor de R$ 30 mil. Segundo o Tribunal de Justiça do Estado, a instituição é acusada de ter demorado na realização de cirurgia que acarretou a perda da visão em um olho. A condenação foi confirmada pela 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça.

A autora da ação afirmou que o atendimento foi feito de forma inadequada no hospital. De acordo com ela, diversos médicos confirmaram o diagnóstico de descolamento de retina, mas nada fizeram para tratá-la. Diante da displicência, a paciente procurou outro hospital, onde sua cirurgia foi realizada imediatamente, mas, devido à demora no tratamento, houve a perda da visão.

A indenização de R$ 30 mil já havia sido estabelecida em 1º grau, mas o hospital recorreu, dizendo que a paciente havia chegado ao local com o total descolamento da retina. A autora apelou e pediu um aumento no valor da reparação.

Segundo o relator, desembargador Artur Arnildo Ludwig, o hospital é responsável pelo paciente e deve responder os danos causados a eles, além do fato de que a perícia médica ter confirmado que a demora no tratamento da paciente foi decisiva para a perda da sua visão. Diante dos fatos, o desembargador decidiu manter os valores fixados na sentença.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade