PUBLICIDADE

Cidades

RS: equipe inicia novo resgate de baleia encalhada em Capão Novo

26 ago 2010 - 15h03
(atualizado às 17h02)
Compartilhar

Equipes de resgate tentam desencalhar a baleia jubarte na tarde desta quinta-feira que voltou a ficar presa na quarta em um banco de areia. Segundo o secretário de obras de Capão Novo, Davenir Lima, a operação começou por volta de 15h. A equipe tenta criar um canal por onde a baleia possa passar.

Conforme avaliação dos especialistas, animal ainda está forte o suficiente para tentar levá-lo a alto-mar
Conforme avaliação dos especialistas, animal ainda está forte o suficiente para tentar levá-lo a alto-mar
Foto: Ignacio Moreno/GEMARS / Divulgação

A equipe inclui 12 instituições entre universidades e grupos de preservação. A baleia encalhou pela primeira vez no domingo, ficou mais de 60 horas presa em um banco de areia e foi libertada na terça-feira, sendo rebocada por uma embarcação até 200 m de distância da costa. Na manhã de quarta, porém, voltou a encalhar.

Mais cedo, uma nota oficial do grupo de especialistas que avalia o caso da baleia jubarte encalhada confirmava que uma nova tentativa de desencalhar o animal era válida. O veterinário do Instituto Baleia Jubarte, Milton Marcondes, avaliou que "o bom estado nutricional e a ausência de ferimentos" justificam o resgate.

Conforme a avaliação de Marcondes, o animal está consciente e acompanha os movimentos das pessoas ao redor com os olhos, movimentando a cauda voluntariamente e com reflexos das pálpebras levemente diminuídos. O mais preocupante, segundo o relatório do veterinário, é a frequência respiratória.

Um exame de sangue, que poderia indicar com mais exatidão se a baleia apresenta alguma doença não foi possível, pois grande parte do corpo está submersa.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade