PUBLICIDADE

RS e SC podem ter neve entre hoje e amanhã, alerta Inmet

24 jul 2014 - 10h19
(atualizado às 10h23)
Compartilhar
Exibir comentários

Há possibilidade de neve no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina entre a noite desta quinta-feira e a madrugada de amanhã. O aviso meteorológico foi divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

De acordo com a previsão, a neve pode ocorrer no planalto sul de Santa Catarina e também na serra e na encosta superior do nordeste do Rio Grande do Sul. Segundo a Climatempo, a queda da temperatura será muito acentuada nos próximos dias por causa do ar polar que invade o centro-sul do Brasil com forte intensidade vindo da Antártica em duas doses.

A primeira porção do ar polar começa atuar sobre o Sul do Brasil nesta quinta-feira e seu centro vai passar sobre o Rio Grande do Sul entre a sexta-feira e o sábado. A segunda dose de ar polar vai reforçar a primeira massa polar durante o sábado. 

Na noite de quarta-feira nevou muito na região de Punta Arenas, no Chile, e em Ushuaia, na Patagônia Argentina. Serão vários dias de frio no Chile, na Argentina, no Uruguai, no Paraguai, Bolívia e também no em várias regiões do Brasil.

De acordo com a Climatempo, o frio polar se espalha intenso sobre o Sul, Mato Grosso do Sul e oeste e sul de Mato Grosso ainda hoje. Começa a esfriar também no oeste de São Paulo. A tarde já será bastante fria nestas regiões. Mas é na sexta-feira que o ar polar entra com mais força sobre o centro-sul do Brasil causando muito frio o dia todo no Sul, em São Paulo, Mato Grosso do Sul, no centro-oeste e sul de Mato Grosso. Uma nova friagem ocorre em Rondônia, no Acre e também vai esfriar amanhã no sul de Goiás, na região do Triângulo Mineiro, no centro-sul de Minas Gerais e no Estado do Rio de Janeiro.

Na tarde de amanhã, as temperaturas máximas ficam abaixo de 20°C em todo o Sul, em São Paulo, em Mato Grosso do Sul e também no Sul de Minas e em parte do Rio de Janeiro. 

Geada intensa no Sul

A Climatempo alerta para o alto o risco de geada moderada a forte e generalizada nas madrugadas de sábado e do domingo sobre o interior do Rio Grande do Sul, centro, oeste e sul de Santa Catarina e do Paraná. No sábado e no domingo, muitas áreas do Sul do Brasil devem registrar temperaturas abaixo dos 5°C.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade