PUBLICIDADE

RN: tremor de 2,6 graus é sentido em Parazinho de madrugada

28 dez 2012 - 12h57
(atualizado às 13h02)
Compartilhar
Exibir comentários

O Laboratório Sismológico (LabSis) da UFRN observou que tremores de 2,6 graus foram sentidos por moradores de Parazinho (RN) por volta de 0h25 desta sexta (horário de Brasília) - noite de quinta, pelo horário local. Outros dois eventos, de magnitude 1,7, também foram percebidos, mas apenas na área central do abalo.

Estação registrou sequência de tremores da cadeia meso-oceânica
Estação registrou sequência de tremores da cadeia meso-oceânica
Foto: LabSis/UFRN / Divulgação

O primeiro tremor de 1,7 ocorreu imediatamente antes do maior. O segundo foi registrado às 2h15 no horário local (3h15 em Brasília). Os sismos desta madrugada não foram os primeiros observados na região.

Parazinho, assim como João Câmara e Pedra Preta, também no Rio Grande do Norte, têm sentido os tremores desde dezembro de 2010. Os abalos voltaram à região após quase 40 anos.

A última vez em que as atividades tiveram tanta frequência foi em 1973, quando os tremores atingiram 4,3 graus de magnitude e foram sentidos até em Natal, a 118 km de Parazinho. Na época, a cidade norte-rio-grandense verificou telhados, paredes e casas inteiras derrubadas pelo sismo.

Segundo o blog do LabSis, após quatro décadas acumulando energia, não é possível prever a evolução da atividade da cadeia meso-oceânica na região.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade