PUBLICIDADE

Cidades

RJ: teleférico do Alemão terá dois meses de uso gratuito

7 jul 2011 - 03h24
(atualizado às 11h32)
Compartilhar

A presidenta Dilma Rousseff inaugura nesta quinta-feira o Teleférico do Alemão. Ela embarca em gôndola na estação de Bonsucesso, faz parada na do Alemão e segue para o Adeus, onde haverá cerimônia. O público, no entanto, vai ter que esperar até segunda-feira, quando o serviço começa a funcionar ainda em horários especiais para adaptação. Nos dois primeiros meses, o embarque deverá ser gratuito.

Serão três fases antes do funcionamento padrão. No primeiro mês, serão dois turnos (9h às 11h e 14h às 16h) de segunda a sexta. No mês seguinte, cada turno ganha mais 1 hora: de 9h às 12h e de 14h às 17h. "Nesse período, o acesso será gratuito para toda a população", ressaltou Carlos José Cunha, presidente da SuperVia, responsável pela operação e manutenção.

Em setembro, o sistema passa a funcionar das 8h às 18h. Só em outubro, o horário será definitivo: de 6h às 23h.. A partir dessa data, moradores do Alemão cadastrados terão duas gratuidades e usuário de trens terão um embarque gratuito. Em outros casos, a tarifa será R$ 1 por embarque. O serviço poderá ser estendido para os fins de semana, e o vice-governador Luiz Fernando Pezão disse que o governo estuda ampliar o teleférico para mais 2 estações: na Igreja da Penha e nas proximidades do Engenhão - provavelmente na estação de trem de Del Castilho.

Centros de inclusão

O vice-governador Luiz Fernando Pezão lembrou que as estações são centros de inclusão, onde diversos serviços estarão à disposição dos moradores. Haverá posto de atendimento do INSS, agência dos Correios, além de caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

Foram 6 meses de treinamento para os profissionais que vão trabalhar nas estações do teleférico do complexo. Por ter um sistema contínuo - as gôndolas não param - é necessário atendimento especial a portadores de necessidades especiais no embarque. Turistas poderão pagar R$ 10 para embarcar e desembarcar em todas as estações e ainda ficar com o bilhete de recordação.

O teleférico do Alemão é inaugurado pela presidente Dilma Rousseff nesta quinta
O teleférico do Alemão é inaugurado pela presidente Dilma Rousseff nesta quinta
Foto: Luiza Reis/ Governo do Rio de Janeiro / Divulgação
Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade